Andradina sedia “I Seminário Regional” do CIENSP focado no SIM Consorciado e Desenvolvimento Econômico

“Evento reúne lideranças do Extremo Noroeste Paulista, representantes do Ministério da Agricultura e consórcios parceiros para fortalecer a agricultura familiar e o empreendedorismo rural”

Marco Apolinário/JPN

Imagens: CIENSP/Reprodução

A Câmara Municipal de Andradina está sendo palco, nesta semana, do I Seminário Regional CIENSP: Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Desenvolvimento Econômico. Organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (CIENSP), o encontro representa um passo decisivo para a profissionalização e expansão de mercado dos produtores rurais da região.

O seminário conta com a participação estratégica de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, além da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer. O objetivo central é capacitar gestores e produtores sobre a importância da “selagem” dos produtos de origem animal, garantindo segurança alimentar e permitindo que itens produzidos localmente alcancem novos mercados.

UNIÃO ENTRE CONSÓRCIOS

Um dos pontos altos do evento foi o benchmarking e a troca de experiências entre diferentes consórcios paulistas. Além do anfitrião CIENSP, estiveram presentes integrantes do Polo Cuesta e da AMVAPA, reforçando a cooperação intermunicipal.

Segundo Eduardo Nascimento Jesus, Gerente Regional do Sebrae Botucatu, a iniciativa é uma “oportunidade de geração de valor para o consórcio e para os produtores rurais”, focada no sucesso do Selo de Inspeção Municipal Consorciado.

VOZES DO EVENTO

A Secretária-Executiva do CIENSP, Rose Francè, destacou a relevância técnica do encontro – “Trouxemos o Ministério da Agricultura e parceiros para ensinar produtores e empresários a selar seus produtos. É uma oportunidade única de capacitação que reflete diretamente na economia local”, afirmou.

O presidente do CIENSP e prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério, enfatizou o seminário como um divisor de águas – “Hoje é um grande marco. Estamos vivendo uma incubadora do que será o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região e em todo o Brasil. Nossos secretários e o produtor rural estão tendo o conhecimento necessário para selar seus produtos e, assim, poder vendê-los em outros municípios, estados e por todo o país”, celebrou o presidente.

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

Durante o seminário, foi montada uma vitrine com produtos que já contam com o respaldo da inspeção, incluindo laticínios (como o Leite Andradina), ovos de granjas locais (Granja Fávaro, Granja Renovo e Ovos Donegá), embutidos artesanais (Salumeria Prima Arte e Fazenda Primavera) e mel (Mel do Cheff).

A implementação do SIM via consórcio permite que pequenas agroindústrias saiam da informalidade e ganhem competitividade, transformando a realidade econômica das cidades que compõem o CIENSP.

Destaques do SIM Consorciado:

• Segurança: Garante a qualidade sanitária dos alimentos.
• Expansão: Permite a venda de produtos além das fronteiras do município de origem.
• Renda: Fortalece o pequeno produtor e a agricultura familiar.
• Parceria: Integração entre CIENSP, Polo Cuesta, AMVAPA, Sebrae, Prefeituras e outros.