Leiturinha encanta crianças na Biblioteca Municipal e retorna em 2026

Assessoria de Comunicação

Ação que faz parte do projeto Manhã Literária – Afrocentrando, a “Leiturinha” encantou crianças que frequentaram a Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand ao longo de 2025. Na ação, os monitores Brian Costa e Quézia Rodrigues fazem leituras coletivas e propõem atividades divertidas. No mês de dezembro, as crianças conheceram histórias do livro “Meu Avô Africano”, de Carmen Lucia Campos.

Na obra, o garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo.

A “Leiturinha” acontece toda sexta-feira na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A atividade terá uma pausa durante os feriados de final de ano, mas retornará com tudo em 2026, com mais histórias e brincadeiras divertidas para crianças de todas as idades. A “Leiturinha” é uma atividade do projeto Manhã Literária – Afrocentrando, realizado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, através da Política Nacional Aldir Blanc e ProAc SP.

A ação é executada pela Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e Cia Melissa e Paulo Teatro, com apoio do coletivo Celeiro Cultural e da Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.