Secom CONAFER
Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, a CONAFER realizou um evento interno com uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero para as funcionárias da Confederação. A iniciativa, que faz parte da campanha Outubro Rosa, é o reflexo da preocupação da entidade com o bem-estar e a saúde das mulheres. Durante a reunião, que ocorreu no Auditório Pedro Firmino, na sede, em Brasília, foram sorteados 20 exames preventivos contra o câncer do colo do útero para as participantes
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 73 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Movida por esses dados preocupantes, a CONAFER promove todo ano um evento durante o Outubro Rosa para o seu público interno. A palestra interativa foi ministrada pela enfermeira obstetra, Mirian Rodrigues, que explicou de forma didática e participativa sobre os fatores de risco e modos de prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
No primeiro momento da palestra, as mulheres foram incentivadas a darem as mãos e formarem um círculo para interagirem entre si, fazendo elogios e transmitindo palavras positivas para a parceira ao lado. A oportunidade serviu para as colaboradoras lembrarem dos sentimentos de sororidade e empatia que devem ter umas com as outras, principalmente quando o assunto é cuidar da saúde e apoiar as mulheres desde o diagnóstico até o tratamento do câncer.
Com uma linguagem clara e interativa, a enfermeira obstetra, Mirian Rodrigues, explicou o que é o câncer. De acordo com a profissional, essa doença ocorre quando células mutantes pegam os nutrientes das células boas no corpo humano. Ela ainda diz que com o diagnóstico precoce, o câncer de mama e do colo de útero podem ser tratados com eficácia por meio de quimioterapia, radioterapia e cirurgias. “Nós estamos morrendo de causas evitáveis,” lamenta ao falar sobre a importância do auto exame.
Durante o encontro, a palestrante ensinou quais são os fatores de risco e modos de prevenir o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Com a ajuda das participantes, que tiravam temas de um envelope, vários tópicos foram debatidos e esclarecidos pela enfermeira Mirian. As mulheres também tiraram dúvidas sobre vacinas, serviços e exames oferecidos pelo SUS, reações do corpo humano e métodos contraceptivos.
Fatores de risco
A enfermeira obstetra, Mirian Rodrigues, diz que o maior fator de risco para o câncer de mama é o uso abusivo de álcool, seguido pelos fatores hereditários, quando a mulher tem casos da doença na família. Já para o câncer do colo de útero, a especialista explica que os maiores fatores de risco são a vida sexual não controlada com múltiplos parceiros, não usar camisinha e o tabagismo. Além disso, a exposição a radiação, má alimentação, ganho de peso, sedentarismo, uso prolongado de hormônios, menarca precoce e menopausa tardia também são fatores que colaboram para o desenvolvimento da doença.
Modos de prevenção
A palestra demonstrou que para prevenir o câncer de mama basta fazer consultas médicas periodicamente, fazer o teste preventivo, aproveitar os benefícios da amamentação para as mulheres, não fumar e ter uma mudança no estilo de vida com práticas saudáveis. A enfermeira Mirian ainda incentivou o exame de mamografia e auto toque. Segundo a profissional, 95% dos casos detectáveis com o autoexame são curáveis. Por outro lado, para prevenir o câncer de colo de útero, ela explicou que além dos hábitos saudáveis, é importante fazer o exame preventivo de Papanicolau, em que é coletada uma amostra das células do útero. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é a forma mais eficaz de prevenir a infecção pelo vírus do câncer de colo do útero. A vacina é indicada para ambos os sexos, principalmente para meninas de 9 anos e meninos de 14 anos, e é distribuída gratuitamente pelo SUS.
CONAFER e a saúde das mulheres
No final do evento do Outubro Rosa, uma prótese de mama com vários tipos de nódulos foi compartilhada entre todas as participantes com o objetivo de ensinar como detectar anomalias nos seios. Também houve a entrega de lembrancinhas e um sorteio de 20 testes preventivos, disponibilizados pela Secretaria Nacional Indígena (SNI) da CONAFER.
A enfermeira Mirian falou sobre a importância do controle da saúde com check-up e exames laboratoriais de rotina. A palestrante lembrou que é necessário que as mulheres não fiquem apenas na fase do auto exame, mas que também visitem um médico especialista, pois a consulta não foca só na região da mama ou colo, mas também abrange o sistema imunológico, a alimentação e o autocuidado.
A Confederação desenvolveu durante todo este mês ações sociais nas comunidades para a campanha do Outubro Rosa. Mas esse cuidado e valorização da saúde é uma prática que surge desde as demandas internas da entidade, como ocorreu durante a palestra ministrada pela enfermeira obstetra, Mirian Rodrigues. Ela reconhece o esforço da CONAFER para o bem-estar das colaboradoras: “O fato da empresa desenvolver palestras de Outubro Rosa traz para a mulher que trabalha uma melhora na qualidade de vida e, logo, ela tem um melhor desempenho, mais energia, e ela também consegue propagar isso para a família dela”, ressalta.