Assessoria de Comunicação
A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Araçatuba elegeu, na sexta-feira (4), seis delegados e aprovou 20 propostas que servirão de referência para a formulação de políticas públicas de proteção social. O evento, realizado no auditório do Unitoledo Wyden, contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de representantes da sociedade civil e do poder público.
A secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, avaliou que o evento reforçou o compromisso da cidade com a participação popular. “As decisões tomadas orientarão o nosso Plano Municipal de Assistência Social para os próximos anos, fortalecendo o Suas e a garantia dos direitos sociais dos usuários”, afirmou.

PALESTRA MAGNA
O último dia da conferência, que celebrou as duas décadas do Suas, foi aberto com a palestra magna “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, ministrada pelas professoras doutoras em Serviço Social Denise Maria Frank de Almeida e Edsonia Jadma Marcelino de Souza. Os debates foram organizados em torno de cinco eixos temáticos: a universalização do acesso ao Suas, aperfeiçoamento contínuo do Suas, integração de benefícios e serviços socioassistenciais, gestão democrática e fortalecimento da participação social e a sustentabilidade financeira e equidade no cofinancimento do Suas.

Os eixos foram discutidos também nas seis pré-conferências realizadas nos dias 17 e 18 de junho nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), garantindo acesso e representatividade dos usuários. Os encontros preparatórios resultaram na criação de 151 propostas.
PROPOSTAS
As propostas foram avaliadas e votadas na conferência, sendo aprovadas 10 municipais, voltadas à gestão dos serviços socioassistenciais, orçamento e financiamento, participação social e gestão do trabalho, além de cinco estaduais e cinco federais. As sugestões serão levadas para a etapa estadual. Os participantes ainda elegeram os seis delegados que representarão o município na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social das macrorregiões de Araçatuba, Dracena, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Fernandópolis, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, em Araçatuba.