A Conafer saúda os novos associados do Assentamento Viva Vida, do município de Jussari, localizado a 375 km da capital baiana. Ontem, quinta-feira 20 de janeiro, foi dado início ao cadastro de pessoas físicas e jurídicas da Associação Viva Vida ao Sistema Único da Conafer. As novas filiações são resultado do empenho da coordenadora de Agroecologia, Arariquele Cardoso Ferreira e da assessora da Confederação do Estado da Bahia, Raimunda Matias, que se deslocaram até a Fazenda Santa Izabel para realizar o cadastramento dos assentados. São produtores agrofamiliares de cacau, café, batata, mandioca, palmito, polpa de frutas e artesanatos, que possuem em comum o sonho de serem proprietários rurais da terra que produzem, conforme relatam em seus testemunhos. Nos próximos dias a equipe da Conafer dará passos para que estes agricultores possam cumprir suas expectativas, solicitando os serviços de topografia e realizando a medição dos lotes.
O Assentamento Rural Viva Vida, localizado na Fazenda Santa Izabel, no município de Jussari, região Sul da Bahia, iniciou com sucesso os cadastros dos novos filiados à Conafer, agricultores familiares e artesãos que produzem desde crochê e polpa de frutas às culturas. como banana, mandioca, batata, feijão, cacau, palmito e café. Juntos, eles compartilham o sonho de possuírem a sua propriedade rural loteada, permitindo que haja a sucessão da produção familiar.
O cadastramento no Sistema Único da Conafer foi feito de forma presencial pela coordenadora de Agroecologia, Arariquele Cardoso Ferreira e pela assessora da Confederação do Estado da Bahia, Raimunda Matias, que se empenharam em oferecer aos novos filiados orientação técnica e apoio na concretização de suas expectativas de crescimento como empreendedores agrofamiliares.
Para Antônio Bispo Santos, 63 anos, que vive do plantio de cacau, café, pupunha e produz polpa de frutas, “a filiação vai ajudar a gente a viver melhor e do que a gente gosta, que é mexer com a terra”.
Já a agricultora Rosemeire Santos Aranha, 45 anos, que reside na comunidade Viva Vida há 21 anos, onde planta hortaliças, feijão, batata doce, aipim e palmito, tem na associação a esperança de transmitir aos seus herdeiros o direito à terra. “Espero só coisas boas, que a associação cresça e nossos filhos e netos possam continuar a trabalhar na terra”, diz Rosemeire Aranha.
O agricultor familiar Joselito Santana da Silva, 58 anos, produtor de cacau, palmito, café, batata, mandioca, vê na filiação a esperança de crescer seu empreendimento. “Espero superar o abandono do agricultor familiar e melhorar as condições de vida da minha família com mais união e visibilidade do trabalho no campo”, afirmou Joselito Silva.
Antes da ação local, na quarta-feira, 19, foi feita uma reunião entre a equipe da Conafer e o presidente da Associação Viva Vida, Cláudio Andrade, para o planejamento de ações de fortalecimento da agricultura familiar no local. Também foram dadas instruções e orientações sobre o projeto técnico para loteamento do Assentamento, que existe há 24 anos.
Nas próximas semanas a equipe da Conafer dará início ao processo de loteamento rural, dividindo o terreno destinado ao Assentamento Viva Vida em áreas a serem destinadas à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial, de acordo com o projeto técnico proposto. Para isso foram solicitados serviços de topografia local e medição de lotes.
Mais informações sobre o Assentamento Viva Vida ou sobre o processo de cadastramento no Sistema Único da Conafer, na Bahia, podem ser obtidas pelo whatsapp e telefone: (35) 9911-3243 e (73) 8168-6365.