Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, continua promovendo ações de prevenção e orientação à população acerca dos criadouros do mosquito Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue e chikungunya. Agentes de saúde e de endemias seguem visitando as casas e alertando os munícipes quanto à importância da prevenção.

Com o aumento das chuvas nos últimos dias e o calor subsequente, cria-se um ambiente ainda mais propício quanto à formação de criadouros de mosquito. Por isso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta à população sobre a importância de se manter uma rotina de cuidados em casa. É preciso evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas vazias, que podem se tornar criadouros do mosquito.
Também é preciso manter a caixa d´água sempre limpa e fechada, com a tampa adequada. Terrenos e lotes também precisam ser mantidos limpos, de modo a não criar poças por conta da água da chuva. Outra medida importante é limpar as calhas, para que a água não fique acumulada. Já o lixo deve ser colocado em sacos plásticos, enquanto as lixeiras precisam ficar sempre fechadas com tampa.
É preciso também limpar os potes dos pets, trocando a água frequentemente. Piscinas devem ser limpas com frequência e, se não estiverem em uso, é recomendável mantê-las cobertas. Segundo Eliana Aparecida da Silva, da Vigilância Epidemiológica de Ilha Solteira, grande parte dos criadouros do Aedes aegypt surgem nas casas, daí a importância de se estabelecer uma rotina de ações para evitar o acúmulo de água nos quintais ou varandas.
Confira as notificações de dengue, chikungunya e covid em Ilha Solteira, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, no período de 1º de janeiro a 29 de março de 2025:
Dengue:
Total Notificados – 887
Positivos -302
Descartados-360
Em Investigação – 225
Internados – 07
Óbitos – 0
Chikungunya:
Notificados – 18
Positivos – 09
Descartados – 05
Investigados – 04
Covid:
Notificados – 159
Positivos – 29
Descartados -130