Assessoria de Comunicação
A maior escola de ensino fundamental de Castilho está em festa e completamente transformada nesta quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022. Com um total de 640 alunos, a EMEF dr. Youssef Neif Kassab preencheu cada espaço de circulação disponível desde a entrada até o pátio central, transformando-o na maior galeria de artes já registrada na história do município.
Em cada canto que o expectador olhe, verá centenas de trabalhos artísticos e releituras de obras do mais importante evento cultural brasileiro: a Semana de Arte Moderna de 1922, que em fevereiro, completou seu primeiro centenário. Para produzir as centenas de trabalhos expostos, toda a equipe escolar trabalhou em conjunto ao longo dos últimos sete meses, explicando dentro e fora das salas de aulas, a importância deste movimento que reescreveu completamente a produção artística brasileira e provocou grande impacto em todo o mundo.
O projeto foi idealizado pela professora de artes Sueli de Oliveira Costa Silva, que contou com o apoio incondicional dos demais professores, coordenadores, direção escolar, funcionários e da própria Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A exposição reúne trabalhos de todos os alunos e também das professoras de Artes Cristiane Freitas, Helena Boaventura e Gorete Francescon.
O sucesso do projeto foi tão grande, que a vernissage de abertura oficial da exposição “Arte Sempre Moderna”, reuniu o prefeito Paulo Boaventura e sua esposa Edileuza, a secretária de Educação – Silvânia Cintra, a Dirigente Regional de Educação – Selênia Witter, o professor e artista Fábio Francè, a professora Cláudia Flor – diretora da CEMEI Adelaide Foizer, as coordenadoras pedagógicas Emilene Zaguetti e Marcela Balane, alunos das escolas Maria Dauria e Dijanira Bozzo Jorge, além de dezenas de pais e outros familiares dos estudantes.
Para o evento, a diretora Anilte Reis mudou até mesmo o protocolo, que desta vez foi inteiramente apresentado por uma aluna da própria escola, responsável pela composição da mesa de autoridades, boas vindas aos estudantes e visitantes, e introdução ao palco das apresentações artísticas.
Em breves palavras, todas as autoridades que compuseram a mesa principal enalteceram o trabalho conjunto dos professores e destacaram a dedicação e comprometimento da professora Sueli com a Educação no município.
O prefeito Paulo Boaventura também aproveitou para anunciar que a equipe técnica da Secretaria de Obras do Município visitará a escola nos próximos dias para iniciar um projeto de melhorias físicas e estruturais em todo o complexo escolar. A exposição “Arte Sempre Moderna” permanece aberta até esta sexta-feira (23), podendo ser visitada por todos os interessados. Agora à tarde, a partir das 13h, novas apresentações artísticas estão programadas para atender alunos, pais e visitantes nesta primeira grande vernissage escolar.