“Leila Rodrigues e Edgar Dourado se dedicaram para formalização da habilitação”
José Carlos Bossolan
Agora é oficial. O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Andradina, está credenciado junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). O anúncio foi feito pelo deputado federal, João Cury e comemorado pelos vereadores andradinenses, Edgar Dourado e Leila Rodrigues. Com a habilitação, o Fundo Municipal de Saúde passará a receber R$ 1 milhão por ano para custeio de despesas com hemodiálises.
Em video publicado nesta quarta-feira (17), o parlamentar federal disse que esteve reunido com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e a habilitação estava assinada. João Cury explicou que fez gestão para o credenciamento, atendendo pedido dos vereadores Edgar Dourado e Leila Rodrigues, inclusive visitando o local para conhecer a realidade.

Segundo os vereadores, foram várias e reuniões para que a demanda fosse atendida – “estivemos em Brasília, o deputado Cury esteve em Andradina para acompanhar a situação de perto e se sensibilizou com nossa necessidade. Foram junções de forças, de empenhos meu, do Edgar, mas não podemos de ressaltar o compromisso dos profissionais da Secretaria de Saúde, especialmente da secretária Maristela Marinho, que quando faltava alguma documentação, prontamente ela providenciava, inclusive até tarde da noite. Agora com o credenciamento, temos a certeza que fizemos o possível para melhorar a situação e ampliar os atendimentos dos pacientes que necessitam de hemodiálise e acreditamos que coisas melhores virão para o Centro de Hemodiálise” – destacou a vereadora Leila Rodrigues.
Inaugurado em março do ano passado por determinação do prefeito, Mário Celso Lopes, o Centro de Hemodiálise leva o nome de Thomaz Rodrigues Alckmin, filho do vice-presidente da República. Geraldo Alckmin esteve no ato inaugural e havia se comprometido em ajudar com a habilitação do centro junto ao SUS. Mesmo sem os recursos necessários para o funcionamento, estimado em R$ 200 mil por mês, Mário Celso determinou que a Prefeitura de Andradina arcasse com as despesas.
“Tudo o que já fez com o governador de São Paulo, por quatro mandatos, foi possível e aconteceu porque os homens que transformam são aqueles que tem coragem, tem atitude e assumem os riscos são essas três condições que fazem a diferença na humanidade. E temos certeza que podemos contar com a sua ajuda em mais essa necessidade da região”, disse o prefeito, Mário Celso à época.
Com os recursos destinados pelo SUS, o Centro de Hemodiálise poderá ampliar a quantidade de pacientes atendidos. Esses repasses, além de ampliar as possibilidades, também gerarão “fôlego” para o cofre municipal de Andradina, que vêm arcando com as despesas desde a abertura do espaço para atendimento dos pacientes.