Vereadores aprovam desoneração do IPTU do Shopping

“Com isso, lojistas do Shopping de Andradina terão mais três anos no desconto do IPTU, totalizando 13 anos de desconto devido a área ter sido enquadrado na área do Prodesan”

Flávia Gomes/Hoje Mais Andradina

Por 11 votos a 4, o Legislativo Municipal aprovou projeto que prorroga  por mais 3 anos os incetivos fiscais ao Oeste Plaza Shopping, administrado pela MCL Empreendimentos, empresa do atual prefeito Mário Celso Lopes. A Lei 27/2011 que instituiu o Prodesan (Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável), concedia 10 anos de benefícios fiscais e tributários para empresas instaladas nas ZIDE (Zonas de Interesse de Desenvolvimento Sustentável), no caso, o Oeste Plaza Shopping de Andradina.

Sob o argumento de que o incentivo que teve vigência por 10 anos se encerrou no período da pandemia, o prefeito enviou em regime de urgência para a Câmara o projeto prevendo a concessão de mais 3 anos de incentivos fiscais ao Oeste Plaza Shoping. Os lojistas do Shopping estiveram em peso à sessão legislativo nesta segunda-feira (22).

Assim, 11 vereadores disseram sim a continuação do desconto do IPTU para eles. Sendo contrários os vereadores Fabrício Mazotti, Hernani da Bahia, Rodarte dos Anjos e Sérgio Santaela. Há quem diga que foi aberto precedente para que lojistas de outras áreas, que também sofreram com a Pandemia, peçam judicialmente desoneração, visto que não tiveram 10 anos de desconto e hoje, recebem o carnê do IPTU com 10% de reajuste.

Ao que se sabe, que o chefe do Executivo não pode abrir mão de receita, sendo esta uma briga que não deverá ter um final feliz para os lojistas do centro de Andradina, apenas aos que já foram beneficiados por 10 anos, como os do Shopping.