Vereadora Eloá Pessoa reitera necessidade de mulheres fazerem exame de mamografia

“parlamentar alerta para necessidade de diagnóstico precoce de câncer de mama”

José Carlos Bossolan

Na manhã desta terça-feira (20/07), a vereadora Eloá Pessoa gravou vídeo convidando às mulheres a fazerem o cadastramento para exame de mamografia e diagnóstico precoce de câncer de mama.

De frente ao CAMO (Centro de Atendimento Médico e Odontológico), Eduardo Char no bairro Benfica, Eloá fez o convite às mulheres – “vemos aqui fazer um convite a você mulher, vir fazer a sua matrícula, sua inscrição para fazer o exame da mama. Para o precoce diagnóstico do câncer de mama. Quanto antes diagnosticado, maior é a possibilidade de cura se positivar câncer de mama” – destacou a vereadora.

Acompanhada do enfermeiro Vanderli, a parlamentar anunciou que à partir de quarta-feira (28/07), a carreta do Hospital do Amor, que faz os exames de mamografia estará na unidade de saúde. “Nós estamos fazendo este apelo, por que existe uma escala dos agentes Comunitários preparado para receber vocês, e percebemos que a adesão não está acontecendo. Preocupados com o momento da chegada da carreta, e a demanda grande de vagas ainda a serem preenchidas em tempo hábil, estamos convidando vocês a virem de forma antecipada fazer o agendamento, para comparecer e fazer o seu cuidado” – frisou o enfermeiro Vanderli Marques Pego.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer0, a estimativa em 2021 é que serão diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no país, com índice de mortalidade de 16,14% em cada 100.000 mulheres. Ainda conforme o INCA, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Especialistas alertam que quanto antes o câncer de mama for detectado, maior é a chance de cura.