Vereadora Eloá Pessoa pede Farmácia nas unidades de Saúde da Zona Rural

Assessoria de Gabinete

A vereadora Eloá Pessoa (PSB) apresentou requerimento na última sessão ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Andradina, solicitando a implantação de assistência farmacêutica com a dispensa de medicamentos em todas as unidades da Zona Rural do município de Andradina.

“A dispensação é uma atividade farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega dos medicamentos, o farmacêutico também deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível, como se trata de uma atividade profissional, e assim como foi estabelecido para a atenção farmacêutica, a dispensação também deve possuir uma filosofia de prática, um processo de cuidado e um sistema de gestão da prática” – afirmou a vereadora Eloá.

O foco do trabalho do farmacêutico, especialmente daqueles que trabalham em farmácias comunitárias, passa a ser o paciente. Todas as suas ações e responsabilidades quando centradas no paciente usuário dos medicamentos traz benefícios diretos para ele e para o sistema de saúde. A vereadora Eloá Pessoa justificou em seu requerimento que a implantação da assistência farmacêutica com dispensação de medicamentos que resume, em dispensação enquanto serviço integrado às ações de saúde na rede de atenção e, tem como elementos norteadores a promoção do uso racional de medicamentos em todas as informações necessárias para o uso correto de medicamentos está assegurada.

Assim podendo atender a população, fornecendo os medicamentos que compõe a atenção básica municipal, trazendo mais conforto para os moradores da zona rural, que não precisarão ir até a cidade para pegar o medicamento que necessitam. O requerimento foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Andradina e segue para o prefeito Mário Celso Lopes encaminhar ao setor competente para análise e futura solução. “Tenho certeza que mais esta solicitação será atendida, o benefício a população será imenso, propiciando maior conforto e segurança a todos os pacientes. – concluiu a vereadora Eloá Pessoa.