Assessoria de Comunicação
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou a pedra fundamental do campus Vaz Lobo, na manhã desta quarta-feira (30). A unidade vai funcionar na antiga sede da faculdade Nuno Lisboa e vai oferecer cursos de graduação escolhidos pela comunidade local, como Direito, Administração e Enfermagem, após escuta social realizada pela instituição com mais de 10 mil pessoas de diversas faixas etárias, nas ruas dos bairros adjacentes por 40 dias.
“É uma alegria estar aqui em Vaz Lobo, coração da Zona Norte do Rio de Janeiro trazendo Uerj, porque hoje nós vamos iniciar as obras de restauração desse prédio, lançando a pedra fundamental. Aqui a Uerj chega fazendo aquilo que nenhuma universidade no Brasil fez, que é ouvir a população para saber o que ela deseja. Além dos cursos universitários, teremos ainda os de extensão”, informou o reitor Ricardo Lodi.
A cerimônia contou com a participação do vice-reitor Mário Sérgio Carneiro, do pró-reitor de Graduação Lincoln Tavares, do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luiz Motta, da pró-reitora de Assistência e Políticas Estudantis, Cátia Antônia, do pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino, do deputado estadual Dionísio Lins, da vereadora Vera Lins, do presidente da Escola de Samba Império Serrano, Sandro Avelar, entre outros.
“Realizar a escuta social para instalação do novo campus da Uerj da zona norte foi uma experiência das mais ricas, porque como temos afirmado, a Uerj é a universidade do Estado do Rio de Janeiro, mas é também, a universidade que se faz presente em bairros de grande densidade e carência de serviços que promovam a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Tenho afirmado que onde a Uerj chega, ela muda o território, porque ela muda a vida das pessoas”, finalizou Ricardo Lodi.
Polo de Extensão na Serrinha
Dando sequência às comemorações, o reitor RIcardo Lodi inaugurou um Polo de Extensão e Cultura comunidade da Serrinha, no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, na sede da Central Única de Produções Artísticas (CUPA). “É um grande prazer estar aqui na Serrinha, berço tradicional do Jongo, uma das grandes manifestações da cultura negra de raiz, para anunciar a presença da Uerj com dois projetos.
“O Na Régua, que está aqui mudando a qualidade da habilitação das casas da comunidade, e para inaugurar o Polo de Extensão e Cultura da Serrinha com pré-vestibular social, aulas de reforço Escolar, atividades culturais e esportivas, para que a Uerj possa acelerar as mudanças na qualidade de vida das pessoas da nossa querida Serrinha. Muito obrigada a todos vocês pela calorosa acolhida”, declarou Ricardo Lodi.
No local, serão realizadas oficinas nas áreas de educação física, lazer, arte e cultura, para crianças, jovens e adulto, no Campo da Balaiada, na Quadra do Negrão de Lima, no Campo São José da Pedra, no Campo da Grota e na CUPA. Estiveram presentes ao encontro o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, o deputado Dionísio Lins, a vereadora Vera Lins e o presidente da GRES Império Serrano, Sandro Avelar, entre outros.
Fotos: crédito – George Magaraia