Tarcísio começa nesta segunda a transição de governo em São Paulo

“equipe contará com apoio de 3 ex-assessores do Ministério da Economia”

José Carlos Bossolan

Começa nesta segunda-feira (21) a transição de governo em São Paulo. A equipe do governador eleito Tarcísio de Freitas contará com três ex-assessores do Ministério da Economia. Avaliados de forma positiva pelo governador eleito durante a campanha eleitoral, a indicação foi para que eles auxiliem Tarcísio na formulação de propostas. 

No momento, na área econômica a indicação é de Guilherme Afif, do economista e mestre em estatística Samuel Kinoshita e Jorge Lima que atuaram até o início do ano na assessoria do Ministério da Economia e se afastaram para ajudar na elaboração do plano de governo do governador eleito. Mas Tarcísio de Freitas já deixou claro que não pretende reaproveitar atuais secretário da gestão de Rodrigo Garcia e que estaria trazendo ao governo paulista, nomes de sua confiança.

“Em termos de secretariado, a gente deve ter um secretariado todo novo, a gente vai começar essa atividade de transição com aquelas pessoas que participaram da elaboração do nosso plano de Governo, trabalho que deve ser coordenado pelo Guilherme Afif Domingos, pela experiência que ele tem. Já foi vice-governador de São Paulo, coordenou toda a montagem do programa, tem muita experiência, está muito focado na geração de emprego, então vai trabalhar junto com o Penido designado pelo governador Rodrigo Garcia para tocar essa transição. Pessoas que estiveram conosco, provavelmente farão parte dessa equipe de Governo, como o doutor Eleuses Paiva que ajudou a formular nosso programa da saúde. Eu vou trazer para cá o Rafael Benini que me ajudou na estruturação de projetos bem sucedidos em infraestrutura, enquanto eu fui ministro. O Edson Paulo. Nós vamos montar e reafirmo aqui o nosso compromisso de ter um secretariado técnico, que esteja à altura da responsabilidade, da esperança que está sendo em nós depositada” – comentou Tarcísio de Freitas em entrevista ao SP1, no dia 30 de outubro.

Amigo do ministro da Economia há mais de de 30 anos, Afif é dono de um longo currículo e foi assessor de Guedes até maio – ele deixou o cargo para coordenar o plano de governo de Tarcísio de Freitas durante a campanha. O governador eleito já afirmou que Afif fará parte de seu secretariado — ele é cotado para a Secretaria de Fazenda e Planejamento ou Casa Civil. 

Como mais de 40 anos de vida pública, o empresário e político já foi vice-governador de São Paulo na gestão Geraldo Alckmin (PSB) e ministro da então recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo Dilma Rousseff (PT). É um antigo aliado do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, presidente do PSD.

Com Último Segundo.