Superintendente do INCRA visita Prefeitura de Castilho visando fortalecer assentamentos rurais

Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo Duarte Boaventura recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 03, Sabrina Diniz, a superintendente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Estado de São Paulo. Acompanhada do presidente da COAPAR (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo), Lourival Plácido de Paula, esta é a primeira visita dela à região após assumir o cargo neste mês e de imediato, Sabrina procurou estabelecer contato diretamente com os prefeitos das cidades líderes em assentamentos rurais do estado.

. Em Castilho são pelo menos 13 assentamentos e um reassentamento, posição que coloca o município entre os maiores projetos de Reforma Agrária do país. Por isso mesmo, em sua visita, a nova superintendente se comprometeu junto ao prefeito Paulo, estar mais presente para atender aos anseios dos pequenos produtores rurais assentados. Antes de assumir o cargo, Sabrina atuava como advogada popular justamente em questões envolvendo temas como conflitos de terras, reforma agrária, territórios quilombolas.

Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutoranda na área de Direito Penal. No meio acadêmico, ela desenvolveu pesquisas sobre movimentos sociais e direitos humanos, além de ter trabalhado como professora universitária. Apesar de ser a primeira vez que assume oficialmente a superintendência do órgão, Sabrina Diniz já havia ocupado outras funções dentro do INCRA entre os anos de 2003 e 2005. Inicialmente, foi mediadora de conflitos, acompanhando processos de reintegrações de posse e situação de acampamentos da reforma agrária.

Ainda atuou como ouvidora agrária regional e coordenou o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural no estado de São Paulo. Em vídeo gravado junto ao prefeito castilhense, a superintendente reafirmou o compromisso com todos assentamentos da região:
“Vamos desenvolver os assentamentos da região! Vamos apostar na reforma agrária que a gente tem tudo para conseguir avançar no desenvolvimento da sociedade como um todo”, destacou.