SUCESSO: Castilho recebe região em sua 1ª Conferência Municipal de Educação

Evento reúne público estimado em 200 profissionais de Educação, representantes da sociedade organizada, poder público e representatividade regional, estadual e nacional

Assessoria de Comunicação

Terminou às 13h desta quarta-feira, 27, a primeira parte da intensa programação feita pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho para realização da I Conferência Municipal de Educação. Com o tema: “Inclusão, equidade e qualidade: Fala com sabedoria, Ensina com amor”, o evento foi marcado pelo enorme alcance e representatividade regional, registrando a presença de secretários municipais de Educação e diretores da maioria absoluta das escolas que compõem a rede estadual de ensino na região de Andradina.

Além deles, gestores, coordenadores e professores de toda a rede municipal castilhense marcaram presença ao lado de órgãos coletivos como Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, Polícia Militar e outros. Entre as muitas personalidades que abrilhantaram o evento que terminou somente por volta das 17h de, estiveram presentes o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Luiz Miguel Martins Garcia; a Dirigente Regional de Educação – Selênia Silvia Witter de Melo, e o renomado palestrante e especialista em Educação, Oliver Lima.

Dos componentes da Mesa Principal que fizeram uso da palavra (inclusive os palestrantes), todos foram unânimes em elogiar os esforços visíveis e o comprometimento do prefeito Paulo Boaventura com a Educação dos castilhenses. Nas palavras do próprio chefe do executivo – “Castilho ainda precisa caminhar muito para reverter os índices negativos oficiais da Educação e principalmente para recuperar o déficit educacional resultante deste período de pandemia e ausência dos estudantes nas escolas municipais e estaduais. Mas estamos confiantes e investindo pesado neste processo de retomada, pois o futuro de um Município, Estado e Nação, depende exclusivamente da qualidade e equidade do ensino ofertado aos seus cidadãos”, afirmou Boaventura.

Confirma às fotos do evento:

Qual objetivo da Conferência?

A Conferência tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no plano municipal de Educação, elencar seus desafios e aquilo que ainda precisa ser feito para que as metas sejam alcançadas; além de promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário, como reflexão da campanha da fraternidade do ano de 2022.

Foi seguindo este princípio que a secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra, convidou para abrirem a primeira parte dos trabalhos a dirigente regional Selênia Melo, o pároco local – Paulo Sérgio Martins e também o experiente educador Oliver Lima. Em vias gerais, os três apresentaram importantes temas sobre os quais os conferencistas deveriam aprofundar as discussões no período da tarde, quando a missão coletiva foi analisar o Plano Municipal de Educação e discutir metas a serem atingidas neste e nos próximos anos.

Durante a tarde, antes do início das discussões em grupos, a Secretária de Assistência Social e Cidadania – Psicóloga Raquel da Silva Jorge Gregolin, apresentou uma terceira e última palestra com o tema “A Importância do Trabalho Intersetorial na Estruturação da Educação Municipal”, reforçando a necessidade de conselhos, secretarias, poderes Executivo e Legislativo, gestores e dirigentes das escolas municipais e estaduais trabalharem juntos para assegurar o sucesso deste planejamento.

A presença regional massiva em um evento local, sinaliza a importância do mesmo para toda a sociedade. Este fato é também confirmado pela presença da imprensa regional, que acompanhou toda a programação, inclusive com transmissões ao vivo nas redes sociais em partes do evento – contribuindo para quase triplicar o alcance de cada etapa.

“O objetivo máximo deste encontro é reunirmos esforços e juntos analisarmos quais foram os caminhos percorridos até aqui, qual é a Educação que imaginamos como ideal e, sobretudo, a que distância estamos de atingir este objetivo”, simplificou a anfitriã do evento, Silvânia Cintra. A Conferência castilhense segue um ciclo que se repetirá em todos os Estados Brasileiros, preparando os caminhos para um evento ainda maior, que é a Conferência Nacional de Educação, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro deste ano.