“Solenidade deverá ocorrer às 16h”
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado em sabatina no Senado Federal, o advogado, Cristiano Zanin Martins tomará posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (03/08). A solenidade está prevista para começar às 16h no Plenário da Corte.
Zanin assume vaga deixada pelo ex-ministro, Ricardo Lewandowski, que se aposentou ao completar 75 anos. A sessão será aberta pela presidente do STF, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Cristiano Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.
A cerimônia deverá contar com mais de 350 convidados, entre familiares do mais novo membro da Corte, além do presidente Lula, que confirmou presença, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, membros do judiciário, ministros e secretários de estado, dentre outras autoridades convidadas.
Nascido em Piracicaba (SP). Cristiano Zanin tem 47 anos e é formado em direito pela Faculdade de Direito da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos. O advogado ganhou destaque ao atuar na defesa de Lula nos processos da Lava Jato.
Zanin conseguiu a anulação de todas condenações de Lula, por entendimento do próprio STF, da parcialidade do ex-juiz e hoje senador, Sérgio Moro.