“apresentação de propostas da cooperativa será nesta terça-feira, às 19h na Câmara do município”
José Carlos Bossolan
Desde o fechamento da agência bancária do Santander em Murutinga do Sul, a população vive um dilema de não haver outra instituição bancária instalada no cidade que possa atender às demandas da população urbana e rural do município. Em julho deste ano, o prefeito de Murutinga do Sul, chegou a se reunir com a diretoria da antiga instituição para evitar o fechamento, porém a decisão estava mantida.
“Após o fechamento da agência do Santander, todos nós munípipes estamos tendo problemas para movimentação bancária, principalmente no que tange a saques e depósitos. Fizemos uma reunião com o Sicredi e a aproximadamente um mês, a cooperativa bancária está fazendo um levantamento junto a comerciantes e população local, para analisar a possibilidade de abertura de uma agência física em Murutinga. Nossa maior preocupação é que caso nossa população e comerciantes não façam a abertura de suas contas, ficaremos sem nenhum representante bancário no município, e isso é muito complicado, pois nossa população têm de se deslocar até Andradina ou Guaraçaí para resolver algumas demandas. Os banco para abertura de espaço físico, têm suas metas e esperamos que o nosso município alcance esses indicadoreres para voltarmos a contar com uma instituição bancária em Murutinga do Sul. Quero convidar a população em geral, seja urbana ou rural para estar comparecendo nesta terça-feira na Câmara para houvirmos as propostas do Sicredi e também tirarmos algumas dúvidas” – disse o prefeito, Cristiano Eleutério.
Com aproximadamente 500 propriedades rurais, 200 empresas, Murutinga do Sul está sem agência física desde de julho deste ano. Os valores movimentados no município, pode ser atravito a algum estabelecimento bancário, já que somente com a folha de pagamento mensal da Prefeitura, são movimentados mais de R$ 1 milhão com salários.
Além do mais, a receita deste ano do poder executivo já está próxima de R$ 33 milhões e deverá migrar para esta instituição que aceitar abrir o espaço na cidade. Outro atravito é em relação a população, que na condição de comerciante, empresário, autônomo, agropecuarista, teria possibilidade de abertura de conta Pessoa Jurídica e Física.
A preocupação de modo geral da população murutinguense, é de que troquem de instituição bancária, mesmo sem a instituição estar operando na cidade e que outra que venha assumir não atinja sua meta e não abra às portas de um estabeleimento, agravando ainda mais a situação. O Sicredi por outro lado, têm sido um diferencial em suas agências, com pouquíssima fila nos atendimentos, aplicativos de fácil manuseio, assim como pronto atendimento nos canais de comunicação no WhatsApp e na própria instituição.
Importente que a população de Murutinga do Sul esteja na Câmara às 19h para ouvir as propostas e também tirar às dúvidas. “O banco que abrir às portas em nosso município, poderá ter a certeza que encontrará em nossa administração um parceiro, pois nosso maior objetivo é o bem estar de nossa população e não estaremos medindo esforços para que Murutinga do Sul volte a contar com uma agência bancária e atender nossos munícipes” – finalizou Cristiano Eleutério.
A apresentação institucional do Sicredi será às 19h desta terça, na Câmara de Murutinga do Sul e é aberto a toda população do município.