“prefeito fez o convite e seu Antônio aceitou de imediato”
José Carlos Bossolan
Um projeto social de suma importância para beneficiar famílias em vulnerabilidade social, foi iniciado a aproximadamente 4 meses pela Prefeitura de Murutinga do Sul, e tem ajudado não só na alimentação de familiares de alunos da rede municipal de ensino, como serviu de reintrodução de um aposentado dos quadros de servidores públicos municipais de 80 anos nos trabalhos do projeto.
“Conversando com familiares do seu Antônio, pessoa pela qual temos grande respeito e consideração, onde ficamos sabendo que ele estava meio depressivo, por não poder desempenhar seu trabalho. Como estávamos com alguns meses com o projeto da horta comunitária, ficamos pensando em uma forma de ajudar. Foi aí que fomos conversar com o seu Antônio e fizemos o convite para ele ajudar na horta, pois além de estar com boa saúde, também tem vasto conhecimento e poderia estar dando sua parcela de contribuição, sendo aceito de imediato e todas às manhãs ele está aqui prestando serviços. Inclusive esses dias, uma pessoa ficou debatendo que uma das plantas era couve e nós perguntamos para o seu Antônio e ele disse que era repolho” – relembrou o prefeito Cristiano Eleutério Soares da Silva.
Antônio Francisco da Silva, trabalhou por mais de 30 anos como servidor público municipal nos quadros da Prefeitura de Murutinga do Sul, mas não se lembra da data que se aposentou, só disse que faz muitos anos – “trabalhei por mais de trinta anos na Prefeitura. Só no antigo Matadouro, fiquei por dezesseis anos cuidando de horta, pois sou técnico em mudas. Já fiz mudas de café, limão, de muita coisa e agora estou aqui ajudando no plantio da horta” – comentou seu Antônio a nossa reportagem na manhã desta quinta-feira (25/08), referindo-se a seu retorno ao trabalho se deve ao fato de ele “ter vontade de trabalhar”.
Cristiano disse que o aposentado está recebendo uma pequena ajuda de custo, para complementar a renda e todos os dias das 8h às 10h, seu Antônio está na horta literalmente pondo a mão nas mudas e semente para produzir os alimentos. Segundo o fiscal da horta, Cláudio Bialon, todas quintas-feiras, às famílias cadastradas no CadÚnico e com crianças frequentando regularmente os estudos na rede municipal de ensino, recebem às hortaliças, como alface, almeirão, rúcula, repolho, couve e cheiro verde.
O objetivo da horta é oferecer alimento de qualidade para a população, com a produção praticamente orgânica, já que a adubação do espaço é com esterco de galinha.“Essa horta o intuito dela, o projeto é oferecer alimento saudável para a população, com a produção quase orgânico, vamos dizer assim para famílias vulneráveis, que tenham alunos da rede municipal. Então às famílias que estão cadastradas no CadÚnco e com frequência em sala de aula, estão retirando esse alimento saudável aqui” – finaliza Cristiano.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Promoção Social de Murutinga do Sul, que possui o cadastro de todas famílias em situação de dificuldades alimentares e fornece as hortaliças. Com bastante produção, a horta construída nos fundos da UBS (Unidade Básica de Saúde) do município, já vem recebendo novos canteiros para beneficiar ainda mais às famílias murutinguenses. Segundo a secretária de Promoção Social, Andréa Ribeiro, 60 famílias estão sendo contempladas com o projeto.
Assista a entrevista no vídeo abaixo: