Sérgio Santaela cobra explicações da Prefeitura sobre Casa de Apoio em Barretos

“decisões precipitadas e falta de planejamento tem afetado pacientes”

José Carlos Bossolan

Por meio de requerimento, o vereador Sérgio dos Santos Santaela voltou a cobrar do poder executivo de Andradina uma posição sobre a Casa de Apoio em Barretos, utilizada para acomodar pacientes e acompanhantes em tratamento contra o câncer. Segundo o vereador, a administração municipal teria tomado a decisão de alugar uma pousada em substituição ao atual local para pacientes, permanecendo a Casa de Apoio em Barretos em funcionamento até o dia 31 do mês passado.

“Considerando que a decisão foi tomada sem consulta aos seus maiores interessados, que seria os pacientes e seus acompanhantes. Fui procurado recentemente por pacientes e seus acompanhantes, que na grande maioria manifestaram o interesse em manter a atual Casa de Apoio, além de investir em estrutura decente para garantir maior conforto, como reforma geral do imóvel, instalação de ar condicionado em todos os quartos, instalação de camas hospitalares, aquisição de cadeiras de rodas e banho, oferecimento de café da manhã e da tarde, almoço e janta, além da contratação de enfermeiro, fisioterapeuta e outra funcionária para dar suporte no atendimento” – argumentou o vereador Sérgio Santaela.

O vereador destacou a existência da Lei Municipal 2265/08, que criou mecanismos legais para criação da Casa de Apoio, inclusive com a previsão orçamentária para arcar com as despesas, e sendo necessário, o valor pode ser complementado, bastando apenas boa vontade e sensibilidade dos responsáveis por decisões dentro da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Andradina.

“Em vista que tais circunstâncias e cabendo ao vereador o poder e dever de fiscalizar os atos da administração pública municipal, para avaliar a adequação de seus atos aos princípios constitucionais, a legislação e ao interesse público, é que o vereado Sérgio Santaela pretende obter às informações e esclarecimentos em relação ao assunto” – justificou o vereador.

Santaela requereu qual a intenção da administração municipal em relação ao atendimento prestado na Casa de Apoio em Barretos, esclarecendo os estudos, planejamentos e medidas adotadas para garantir e elevar a quantidade de atendimentos aos pacientes de Andradina, incluindo a viabilidade orçamentária, cronograma e prazos de execução.

O parlamentar também indagou se a Prefeitura de Andradina já encontrou pousada em Barretos para servir de acomodação aos pacientes em tratamento de câncer próximo ao hospital, e quais estruturas pretende obter no imóvel. Sérgio Santaela também quer saber quais futuras estruturas e pessoal serão disponibilizados em favor da população andradinense.

O requerimento do vereador foi aprovado pela Câmara de Andradina na sessão desta segunda-feira (18/10) e a Prefeitura tem 15 dias para apresentar às respostas requeridas por Sérgio Santaela.