SEM IDADE PRA APRENDER: 21 Idosos do Reviver ingressam na Faculdade

Assessoria de Comunicação

Enquanto muitos de nós inventam mil e uma desculpas para não retomar os estudos, um grupo de homens e mulheres castilhenses com idade superior a 60 anos, está dando um verdadeiro exemplo de vitalidade e disposição ao ingressar na UMI – Universidade da Melhor Idade. Eles fazem parte do programa REVIVER, um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mantido em Castilho pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC).

As aulas são semanais e acontecem todas as quartas-feiras, com duração média de três horas e meia, incluindo o intervalo entre as atividades. De acordo com a secretária Raquel da Silva Jorge Gregolin, a turma completa deste segundo semestre da UMI reúne aproximadamente 85 alunos de várias cidades da região, sendo 21 deles castilhenses:

“É uma enorme satisfação vermos que estes homens e mulheres que já carimbaram seus nomes na história do desenvolvimento de Castilho continuam ativos, sempre em busca de novos desafios e aprendizado. Neste programa universitário, eles participam tanto de atividades teóricas quanto práticas, focadas principalmente na Saúde pessoal. Também tem muitas atividades artesanais e, é claro, o intercâmbio entre diferentes municípios, fatores que contribuem significativamente para manter mente e corpo ativos e sãos”, explica Raquel.

PARCERIA

Para que nossos super vovôs e vovós possam comparecer a todas as aulas que seguirão até a última semana de novembro, Raquel firmou nova parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que fornece o transporte gratuito aos alunos e equipe técnica da SASC que os acompanha. O lanche servido nos intervalos das aulas, também é fornecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

CONHEÇA A UMI

A Universidade da Melhor Idade é um projeto de extensão inserida no programa “UNIVERSIDADE ABERTA PARA PESSOA IDOSA”, mantido pela UFMS/Três Lagoas e conduzido por alunos da Faculdade de Direito sob a supervisão de seus mestres. Aos idosos que participam do programa, são oferecidos diversos cursos e minicursos com temas variados, sempre visando atender o público idoso.

Dentre esses cursos estão aulas de informática, minicurso de inglês, espanhol, cuidados com a saúde, direitos da pessoa idosa, artesanato, oficinas de teatro, poesia entre outras atividades. As inscrições são realizadas de forma on-line ou presencial, sempre no mês de Junho de cada ano.