Secom
O secretário de Cultura e Esportes André Lopes e o diretor de Esportes Fabrício Indião foram os primeiros a experimentar o novo modelo de transporte da Prefeitura de Andradina em viagens oficiais. Ao invés dos carros de luxo que ficavam à disposição do gabinete da Prefeitura até o final do mandato passado, os dois embarcaram para agendas políticas na capital paulista usando ônibus de aplicativo.
O modelo de viagem foi bem aceito pelos dois e as suas passagens de ida custaram apenas R$ 109,00 (cento e nove reais). O anúncio que esta seria a modalidade de viagem seria comum a secretários e assessores que fossem representar o município em agendas oficiais tinha sido feitas pelo prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes. O secretário também poderá optar por viajar em condução própria com valores pagos de suas próprias custas, ou ainda, caso tenha agenda casada com o prefeito, pegar uma carona em seu avião, veículo usado por Mário Celso em todas as suas agendas externas até o momento. O prefeito também não gastou nenhuma diária de hotel e já manifestou a sua preferência por não dormir fora de casa.
No seu primeiro dia na Prefeitura, Mário Celso Lopes recolheu três carros que ficavam à disposição do gabinete até o último dia da gestão passada. Entre eles um, Fusion e um Audi de luxo. Outro carro de luxo, uma caminhonete Hilux, que ficava a serviço de secretários para tarefas cotidianas como fiscalizar as feiras públicas, foi destinada a outra finalidade mais nobre e servirá de tração para puxar o Castramóvel. Parado mais de dois anos, a estrutura não funcionava porque havia a desculpa de que não existia veículo para puxá-lo.
“Rápido, econômico e seguro. Não há porque manter carros de luxo para esse tipo de viagem, por isso já retiramos três carros que estavam à disposição no gabinete”, disse Mário Celso.
O secretário aprovou o transporte e diz que vai repetir toda a vez que for viajar. “Não basta dizer tem que dar o exemplo e pode ter certeza que não passamos falta de conforto, pois o carro é moderno e confortável sim”, disse André Lopes via Whatsapp.
O aplicativo
Com passagens mais baratas, ônibus mais modernos e destinos variados a startup de compartilhamento de viagens de ônibus começou a atender em uma linha da São Paulo a Andradina no final do ano passado. A viagem até a capital, há 630 km, pode ser reservada por uma plataforma de fretamento colaborativo que oferece uma nova alternativa para viagens que chegam a ser até 60% mais baratas que as tradicionais. O aplicativo oferece seguro, veículos inspecionados e monitorados por GPS, além de outros itens de segurança.