Secretária Maristela Marinho recebe Título Mulher Cidadã 2025

Assessoria de Comunicação

A secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho recebeu o título de “Mulher Cidadã 2025” em cerimônia que reuniu autoridades no plenário da Câmara Municipal de Andradina, na noite de segunda-feira (31). O título foi proposto pelo presidente da Câmara Edgar Dourado, pela trajetória de Maristela estando na linha de frente de um dos grandes desafios da nação: a Saúde Pública.

Foto Noticia Principal Grande


 
“Quando falamos na força feminina, também falamos de dedicação e doação. A mulher é fonte de inspiração em todos os aspectos de nossas vidas”, afirmou Edgar Dourado. Participaram da solenidade o prefeito Mário Celso Lopes, o vice-prefeito Lucas Furlan Lopes e a primeira-dama, Juçara Lopes, a promotora de Justiça, no Ministério Público do Estado de São Paulo, Rúbia Motizuki e o Policial Militar, 1º Tenente, Douglas. Também fizeram o uso da palavra, os convidados: Secretária de Saúde, Maristela Marinho e a vereadora, Elaine Vogel.
 
Biografia

Maristela Rodrigues Marinho nasceu em Andradina no dia 26 de Outubro de 1961. Filha do médico Mario Roberto de Lima Marinho (in memorian) e da professora Deize Rodrigues Marinho, é casada com Marcelo Carreira e mãe de duas filhas: Emiliana, médica, e Mayra, policial civil. Tem quatro netos: Pedro, Davi, Lucas e Maria.

Foto Noticia Principal Grande

Formou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina em 1983. Possui três especializações: Saúde Pública (Universidade de Ribeirão Preto, 1998), Educação Profissional na área de Saúde (Escola Nacional de Saúde Pública, 2005) e Gestão em Saúde (Universidade Federal de São Paulo, 2016). Em 2021, concluiu o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
 
Iniciou sua trajetória profissional no Hospital Evangélico de Londrina, na Unidade Neonatal, e, ao retornar a Andradina em 1985, trabalhou na Santa Casa. Em 1989, passou a atuar na saúde pública na Prefeitura de Nova Independência e, em 1990, foi aprovada em concurso para a Prefeitura de Andradina. A partir de 1994, ingressou no Governo do Estado de São Paulo, atuando no ERSA 17 (Escritório Regional de Saúde de Andradina) e posteriormente no DRS2 (Departamento Regional de Saúde de Araçatuba), onde trabalhou na Vigilância Epidemiológica e como Articuladora da Atençao Básica.
 
Paralelamente, dedicou-se à docência em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em enfermagem e fisioterapia em instituições como CEETEPS, UFMS e UNIP. Também foi tutora de capacitações na área da saúde, incluindo Estratégia Saúde da Família e imunização. Aposentou-se do Estado em 2021 e assumiu a Gestão de Políticas Públicas na Secretaria de Saúde de Andradina, sendo nomeada secretária Municipal de Saúde em 2023. Como pesquisadora, publicou artigos em periódicos científicos sobre cuidados paliativos e gestão em saúde.
 
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a saúde pública e a educação, Maristela segue contribuindo para o fortalecimento do setor e a qualificação dos profissionais da área.
 
Confira a lista completa de homenageadas
 
Renata Morale De Oliveira Cruz – Allan Marcelino
Selma Moura Barreto Martins – André Lopes
Maristela Rodrigues Marinho -Edgar Dourado
Jamile Cristiane Rossi Canassa -Elaine Vogel
Kazuko Harada Teixeira -Eloá Pessoa Da Silva Harada Teixeira
Ana Luísa Palhari Zacarias Vittório – Guilherme Marques Pugliese
Vilma Pereira Gomes Marim – Hugo Rocha Zamboni
Franciele Antunes De Souza Zeviani – João Francisco Máximo
Ivanir Da Silva Anjelo – Leandro Ataíde
Aparecida Gomes Da Silva – Leila Ap. Rodrigues De Oliveira
Terezinha De Luca Calestini – Marcel Luis Cruz Calestini
Elizete Terezinha Boni – Professor Klebinho
Terezinha Soares Evangelista – Professor Luzimar
Marilene Gasparelli Minari – Rodarte Silva Dos Anjos
Andréia Gomes Trevizan Mori – Silas Carlos De Oliveira
 
(Com Comunicação da Câmara)