Secretaria de Turismo está mapeando a acessibilidade do trade turístico de Andradina

Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (APRECESP), está realizando um mapeamento de todos os equipamentos pertencentes aos 645 municípios do Estado de São Paulo que estão preparados para receber pessoas com deficiência, de modo a construir de forma colaborativa o primeiro guia temático de turismo acessível do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa está mapeando a situação em Andradina e os dados vão abastecer a plataforma do Governo, tendo uma importância estratégica para a definição de políticas públicas a este respeito. A acessibilidade é um direito garantido por lei que se destina a implementar, gradualmente, medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, para promover o acesso, com segurança e autonomia, de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, de pessoas com deficiências intelectuais.

Existem alguns tipos de acessibilidade

Acessibilidade atitudinal:  Refere-se à percepção do outro, sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Acessibilidade arquitetônica:  Está relacionada aos recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, em qualquer espaço com autonomia.

Acessibilidade nas comunicações:  Diz respeito ao acesso à comunicação interpessoal (como língua de sinais), comunicação escrita em livros, apostilas, jornais, revistas e comunicação virtual.

Tipos de deficiência:

Deficiências físicas: são alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus.

Deficiência visual: é caracterizada como o comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, que não consegue ser corrigida ou melhorada com o uso de lentes ou de tratamento clínico ou cirúrgico.

Deficiência auditiva: é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons.

Deficiência intelectual: é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico. Distúrbios de neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem precocemente na infância, geralmente antes da idade escolar, e prejudicam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional.