Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba prorrogou o prazo de inscrições para os sete editais destinados ao fomento de projetos culturais. O objetivo é ampliar a participação de artistas, produtores culturais, entidades e da população interessada. Para os editais voltados às áreas de Artes Cênicas (009/2025), Música (010/2025), Fortalecimento Cultural (011/2025), Audiovisual (012/2025), Patrimônio Histórico (014/2025) e Artes Escritas (015/2025), o prazo de inscrição agora vai até as 17h do dia 31 de outubro.
Conforme a secretaria, a prorrogação foi necessária devido à relevância dos chamamentos para o incentivo às produções culturais locais, além da necessidade de adaptação dos setores produtivos aos novos procedimentos para cadastro dos projetos na nova plataforma FomentAraçá.
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
No caso do chamamento público 013/2025 para Execução de Intervenções em Imóveis Protegidos (Conservação e Restauro), o prazo foi estendido até às 17h do dia 13 de novembro. O edital representa um importante mecanismo de valorização e preservação do patrimônio histórico de Araçatuba, permitindo a revitalização de espaços de relevância cultural e urbanística.
A prorrogação atende às demandas de escritórios técnicos e entidades especializadas, diante da complexidade dos projetos de restauro, que exigem levantamentos técnicos detalhados, visitas presenciais e compatibilização de documentos e responsabilidades técnicas.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Municipal de Fomento à Cultura de Araçatuba, o FomentAraçá, por meio do site www.aracatuba.sp.gov.br/cultura/editais. Os editais completos, com todas as orientações, estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. Com investimento total superior a R$ 2 milhões, os editais visam incentivar a produção, circulação e valorização das expressões artísticas locais, abrangendo as áreas de música, teatro, dança, literatura, audiovisual, patrimônio cultural e artes visuais, entre outras.
Podem participar artistas, produtores culturais, grupos, coletivos e instituições com atuação comprovada no setor cultural. Cada edital possui critérios específicos de seleção e avaliação, voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da cultura e à democratização do acesso aos recursos públicos. “Com a prorrogação, reforçamos o nosso compromisso com a ampla participação da sociedade nas políticas públicas culturais. Convidamos artistas, produtores, entidades e a população interessada a submeterem suas propostas dentro dos novos prazos”, disse a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli.