“Evento, que reuniu cerca de 600 pessoas, debateu o universo da pecuária, como as perspectivas futuras para a produção de carnes especiais“
Assessoria de Comunicação/SAA
Em Pirajuí, na fazenda do Engenho, aconteceu o “Segundo Encontro da Pecuária 2024”, organizado pela Associação Grupo Pecuária Brasil, (GPB), com o apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). O evento atraiu, no último sábado (09/03), produtores rurais, especialistas do setor e representantes governamentais para compartilhar experiências, discutir tendências e apresentar as mais recentes inovações da agroindústria da carne.
O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, representando o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, enalteceu a excelência da carne brasileira e destacou as principais ações da Pasta para o desenvolvimento e promoção da cadeia produtiva da pecuária.
“Este é um tema não só importante para o estado, como para o Brasil e o mundo. A Secretaria de Agricultura, por meio dos Institutos Tecnológicos, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor. Vale destacar que o que tem de resultado positivo do avanço tecnológico da produção brasileira, vem dos institutos através de pesquisas, ” ressaltou o secretário executivo.
Edson Fernandes mencionou ainda o marco conquistado através do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, que apresenta um novo modelo de identificação de vacinação contra a brucelose, no lugar da marcação a ferro quente nos bovinos. Além da taxa de financiamento do Pró-trator para o pequeno produtor contribuir com as atividades agropecuárias.
Mês da Mulher
Em um espaço de mais 300 hectares, segundo os organizadores, o evento atraiu um público de aproximadamente 600 pessoas. Para a presidente da Associação GPB Rosa e anfitriã do espaço, Érika Bannwart, o setor só tem a crescer com a inserção da mulher atuando diretamente no campo.
“Para mim, isto é uma conquista, um orgulho, um marco. Nós conseguimos reunir aqui muitas mulheres e eu acredito que esta força feminina assumindo a pecuária vai trazer uma transformação. Pois, a mulher tem um olhar diferente, um zelo especial, desde a criação do animal até se tornar o alimento na mesa dos brasileiros”, disse Érika Bannwart.