Secretaria de Agricultura de SP estuda a implementação de Inteligência Artificial para aprimorar gestão da Pasta

O encontro, que reuniu servidores da sede da SAA, destacou o papel da tecnologia para garantir eficiência na entrega de resultados

Caroline Guimarães/Assessoria de Comunicação/SAA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu em sua sede, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Moacir de Miranda,  para uma palestra sobre “O Papel da Inteligência Artificial na Gestão da SAA e Institutos”. O encontro, que reuniu servidores de diferentes coordenadorias e institutos da Pasta, faz parte da proposta de modernização do aparato público para o desenvolvimento de políticas mais eficientes.

No encontro, o professor explicou que as atividades oferecidas pela IA podem facilitar muitos processos, como o compilamento de dados do agro paulista, os tornando mais dinâmicos e acessíveis para o produtor, facilitando o entendimento e promovendo o aumento de produtividade no campo.

“A aplicação dessa ferramenta dentro das organizações promove melhor engajamento, análise de dados e automação da produtividade, sendo possível ser aplicada em qualquer área da Pasta paulista”, ressalta Moacir de Miranda. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, a ferramenta é primordial para aprimorar o atendimento ao produtor rural.

“Com o sistema, teremos acesso a informações importantes e detalhadas, como por exemplo, performance das unidades, quantos profissionais estão atuando, gastos com combustível, histórico de produção, entre outras operações”, elencou o secretário. A modernização do aparato público e do monitoramento das unidades agropecuárias é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento rural sustentável, bem como um avanço primordial  da Inteligência Artificial como ferramenta de trabalho, e não a substituição do trabalho humano.