Saúde pede habilitação do Serviço SUS para Centro de Hemodiálise

Assessoria de Comunicação

Centro de Hemodiálise poderá ser habilitado para serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho, que avalia positivamente o funcionamento do Centro que começou em março, depois de anos de espera e após intervenção do prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes na Santa Casa de Andradina.

Desde março o Centro opera semanalmente no horário das 06hr à 18hr, realizando as sessões de hemodiálise nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, nos períodos matutinos e vespertinos, atendendo 9 pacientes por período. O planejamento de ampliação do serviço,  está acontecendo em etapas para garantir uma expansão cuidadosa sem perda de qualidade no serviço.

Segundo a secretária, dentro do planejamento de ampliação foram  aumentadoso quadro  de recursos humanos e executadas as manutenções das maquina e estão sendo avaliados novos pacientes para incio de atendimentos nos dias de terça-feira, quinta-feira e sábado, ressaltando que as infraestruturas bem como protocolos de atendimentos estão em conformidade com normas reguladoras para funcionamento do serviço.

Evolução

O atendimento do setor de hemodiálise foi iniciado em 14 de março com a busca e avaliações de pacientes que demonstraram interesse em realizar o tratamento no serviço, sendo selecionados 8 pacientesque recebiam tratamento em Araçatuba e Ilha Solteira. Com a evolução e progressão do serviço o número de pacientes foi sendo aumentado, passando para 13 pacientes no mês abril e 18 pacientes no mês de maio.

Até o dia 27 deste mês foram realizados um total de 312 sessões de hemodiálise em pacientes,  com doença renal crônica, sendo demonstrado conforme tabela abaixo:

PeríodoNúmenro SessõesNúmero de pacientes
18 à 31/03/2024488
01 à 30/04/202411213
01 à 27/05/202415218