Secom CONAFER
Além de um acordo de prestação de serviços hospitalares com a Fundação Hospitalar Mata Atlântica, sediada em Camacã, 400 km de Salvador, com procedimentos ambulatoriais e exames de laboratório aos agricultores indígenas e de todas as categorias representadas pela Confederação, a Secretaria Nacional Indígena também avançou nos atendimentos diretos nas aldeias da região da cidade vizinha de Pau Brasil.
À frente da Coordenação de Saúde da Bahia, a técnica de enfermagem e laboratório, Sângela Araújo de Lemo, faz a coleta para os laboratórios nas aldeias da TI Caramuru-Paraguaçu, em Bom Jesus, Milagrosa, Salgado, Água vermelha, Aldeia Córrego do Cedro, Panelão, Aldeia Bahetá no município de Itajú do Colônia, quando são realizados entre 30 e 40 exames por dia.
Além das coletas nas aldeias das regiões de Camacã e Pau Brasil, os indígenas também têm serviços de endoscopia, ultrassom, ortopedia, incluindo intervenções cirúrgicas, como no último mês de outubro, quando foram realizadas 18 cirurgias. A CONAFER também está presente no anexo da Prefeitura de Pau Brasil, em um posto de saúde para coleta de exames laboratoriais dos indígenas e agricultores familiares da área urbana.
A CONAFER vem desenvolvendo um trabalho na área de saúde para levar os serviços médicos aos seus associados por meio de convênios com clínicas e hospitais de todo o país. Muitas ações estão sendo implementadas há algum tempo, como o acordo com a Fundação Hospitalar Mata Atlântica com estrutura de atendimento de urgência e emergência, atendendo as especialidades de obstetrícia, cirurgias em geral, cirurgias ginecológicas e pediatria, além da clínica médica geral.
Ao levar o atendimento direto nas aldeias para atender os agricultores indígenas, a Confederação cumpre mais uma etapa muito importante no compromisso de desenvolver uma agricultura familiar com o fortalecimento não apenas das condições socioeconômicas do agricultor, mas também, e principalmente, com a sua saúde e de sua família.