Saúde de Castilho garante que nenhuma dose aplicada estava vencida

“Informações divulgadas na tarde desta sexta-feira (02), apontam que a cidade está no grupo de municípios que teria aplicado doses vencidas da Astrazeneca, informação desmentida pela Secretária de Saúde”

Assessoria de Comunicação

Em resposta ao que está sendo divulgado por alguns sites, a Secretaria de Saúde, sob a responsabilidade da Secretária, Marcia Zoteli, informou, na tarde desta sexta-feira (02), que Castilho não aplicou doses vencidas em nenhum cidadão.

O único “caso”, é de um erro de digitação. Segundo informações, uma funcionária tomou a primeira dose em 27 de janeiro de 2021, da vacina Astrazeneca (lote 4120Z004), que tinha data de validade até 13 de abril deste ano. Contudo, a pessoa responsável por fazer o lançamento, não fez na data correta. Isso fez com que o sistema entendesse que a segunda dose aplicada em 27 de abril – fosse registrada como primeira dose, apontando a numeração do lote, o que causou confusão no sistema que registrou essa, como uma dose vencida.

“Por isso, nós afirmamos que nenhum castilhense foi vacinado com doses de lotes vencidos. Graças a Deus, não fomos acometidos com esse problema”, destaca a Secretária de Saúde, Marcia Zoteli.

A Secretaria de Saúde finalizou, informando que o Ministério da Saúde já foi informado a respeito do assunto, e que não há problemas na aplicação de doses em Castilho.