SAÚDE ALERTA: Ausência a consultas e exames podem comprometer oferta de vagas para castilhenses no AME

Marco Apolinário/JPN

Dando continuidade à Prestação de Contas dos investimentos feitos pela Prefeitura de Castilho na área de Saúde, o secretário da Pasta, Demilson Cordeiro, divulgou hoje (07) o segundo balanço das atividades desenvolvidas nos 08 primeiros meses deste ano. O primeiro quadro detalha a totalidade de consultas médicas agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde junto à unidade andradinense do AME – Ambulatório Médico de Especialidades.

De acordo com os números, um total de 2.058 consultas foram agendadas para atender as necessidades dos castilhenses somente neste período. Porém, deste total, 11,7% que correspondem a 237 pacientes, deixaram de comparecer às consultas marcadas. Segundo Demilson, a grande maioria destes usuários que deixam de comparecer às consultas agendadas, não comunicam a Secretaria Municipal de Saúde com a antecedência necessária para que outros pacientes possam ser encaixados nestas vagas.

Infelizmente, a ausência dos usuários não é uma exclusividade das consultas médicas com especialistas. O balanço também revela que dos 1.167 exames agendados com o AME neste período de 08 meses, 110 foram desperdiçados por pacientes que não compareceram no dia e horário marcados. “O AME possui uma política rigorosa contra o absenteísmo [ausência aos procedimentos agendados], pois isso impede que outros pacientes que esperam há tempos pelas consultas ou exames clínicos, possam usufruir das vagas. Estas ausências podem, inclusive, reduzir a quantidade de vagas que o AME destina a Castilho, prejudicando ainda mais aqueles que realmente precisam”, adverte Demilson.

O secretário também destaca que para reduzir estes índices, a Secretaria e o próprio AME enviam mensagens ou relembram em ligações aos pacientes, sobre a data e horário de suas consultas ou exames. “Todas as unidades de Saúde de Castilho alertam os pacientes sobre a importância de comparecer aos agendamentos ou comunicar possíveis ausências com antecedência. Além disso, nossa Central de Ambulâncias fornece o transporte necessário para que os usuários possam estar no AME com tranquilidade. Mesmo assim, os números são expressivos e precisam desaparecer”, finaliza Demilson.

É igualmente importante destacar que a Secretaria de Saúde de Castilho é uma das únicas em toda a região que mantém linha permanente de transporte sanitário com quatro horários diários que levam e trazem os pacientes para estas consultas e exames, sendo os horários às 06h00, 09h00, 12h00 e às 15h00. A Prestação de Contas dos investimentos feitos pela Prefeitura de Castilho em Saúde Pública é um resumo dos balanços apresentados nas Audiências Públicas realizadas a cada quatro meses pela Secretaria de Saúde, em obediência à Lei Complementar nº 141/2012.