Santa Casa de Andradina busca apoio político para liberar Centro de Hemodiálise

Moisés Eustáquio/Jornal Impacto Online

Apesar de toda a estrutura pronta, incluindo construção do prédio, aquisição de 18 máquinas e gastos com manutenção dos equipamentos, o Centro de Hemodiálise instalado anexo à Santa Casa de Andradina, infelizmente ainda não entrou em operação. Enquanto isso os pacientes de Andradina e cidades vizinhas necessitados do tratamento continuam sofrendo com intermináveis viagens para Ilha Solteira, Araçatuba e outras cidades. 

Com investimento superior a R$ 4,5 milhões do Governo do Estado, a Santa Casa ergueu o prédio, batizado à época com nome do filho do governador Geraldo Alckmin (Thomaz Alckmin) – falecido em acidente área – e adquiriu todos os equipamentos, até então todos inativos, porém, recebendo manutenção. Entrando em funcionamento, seis dias por semana, infalivelmente os aparelhos vão ajudar a desafogar os serviços prestados em Ilha Solteira, Araçatuba e outras cidades até mais distantes.

Entretanto, para iniciar as atividades a Santa Casa necessita do credenciado junto ao Ministério da Saúde, mas antes disso a entidade depende de recurso de custeio que vem sendo pleiteado, inicialmente junto ao Governo Estadual e num segundo plano nos municípios da microrregião, objetivando iniciar as atividades. 

Somente depois desse trâmite é que a Santa Casa tem como solicitar o credenciado, que, segundo análise, levará em torno de 15 a 18 meses, período para trâmites por todas as instâncias até a divulgação da Portaria do MS com o aval definitivo para se obter o devido apoio financeiro federal.

AJUDA POLÍTICA

Com essa finalidade, o superintendente da Santa Casa, Sebastião Sérgio da Silva, se reuniu com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, na tarde desta sexta-feira 14, em Votuporanga.  O encontro foi agendado pelo prefeito de Lavínia, Salvador Cazuo Matsunaka, um dos líderes do PSDB na região. O pecuarista Zuza Pizzo Filho foi impedido de comparecer por conta de uma consulta médica. 

“Estamos buscando auxílio do deputado Carlão e do prefeito Salvador porque ambos são líderes do governo na região e com isso podem nos ajudar na conquista desse recurso estadual de custei, para possibilitar, finalmente, a abertura do Centro de Hemodiálise”, justificou Sebastião Sérgio. 

Ciente da situação que perdura até o momento, o deputado vai se reunir nos próximos dias com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, primeiro a ser contatado pela diretoria da Santa Casa, e posteriormente agendar reunião na Secretaria de Estado da Saúde, na tentativa de resolver a questão de vez.

“Essa é uma demanda antiga, superior a cinco anos. Vamos levar esse pleito à frente e ver a possibilidade de o Estado firmar uma parceria com a Santa Casa, afim de atender a população de Andradina e toda a região”, comentou Carlão Pignatari.