“informações foram confirmadas pela unidade hospitalar e Governo do Estado”
José Carlos Bossolan
Deverá estar em funcionamento mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 leitos de enfermaria para pacientes da Covid-19 em Andradina. Os leitos já deverão começar a funcionar na próxima semana. Graças ao esforço da diretoria da Santa Casa e a sensibilidade do Governo do Estado de São Paulo, Andradina passará a contar com 30 leitos de UTI e 29 de enfermaria destinados aos pacientes da doença.
“Diante da gravidade da situação e a um bom tempo sem leitos vagos, a ´direção da Santa Casa de Andradina foi em busca do credenciamento de mais dez leitos de UTI e de enfermaria, pois a situação é grave e não há outra maneira de buscar uma solução. Assim como é o lema da Santa Casa, em defesa da vida, a diretoria seguindo esses princípios já conseguiu os equipamentos e com grande apoio do governador do Estado de São Paulo, João Doria por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde novamente a Santa Casa de Andradina irá abrir portas e leitos para melhor atender a população de Andradina e região, continuando na luta por salvar vidas dos pacientes comedidos por essa doença. Neste momento é importante contarmos com a sensibilidade e comprometimento do Governo do Estado para continuarmos lutando pela recuperação dos pacientes com todo suporte profissional e de equipamentos à disposição dos cidadãos” – relatou um diretor da Santa Casa com exclusividade ao O Foco nesta terça-feira (08/06).
Sem poder contar com nenhum tipo de ajuda voluntária da Prefeitura de Andradina, os novos leitos serão instalados no próprio prédio da Santa Casa. No total, Andradina ficará com 20 leitos de UTI na Santa Casa e 10 no Hospital Estadual de Campanha – AME Andradina, assim como os da enfermaria distribuídos no Hospital de Campanha (10) e na entidade de saúde (19).
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes chegou a anunciar em março a criação de 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria no CAC, mas na prática não passou de mera encenação política, já que nenhum leito de terapia intensiva foi credenciado e tão pouco implementado. Ao contrário, o prefeito para conter gastos com a saúde, determinou a transferência da Central da Covid em um puxadinho anexo a UPA de Andradina e os respiradores comprados com dinheiro público em caráter emergencial, foram para em caixas no almoxarifado da Secretaria da Saúde.
Se não bastasse a falta de ajuda do poder público municipal, a Prefeitura de Andradina só veio a repassar o pagamento objeto de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, após a justiça bloquear as contas do governo municipal para pagar os médicos pelos serviços de atendimento a pacientes da Covid e plantões de fundo no hospital.
Enquanto o prefeito e alguns secretários municipais fazem e disseminam vídeos mentirosos sobre criação de leitos, a Santa Casa sem fazer marketing põe em prática aquilo que Mário Celso prometeu, mas não cumpriu. Agora em mais uma demonstração de falta de planejamento nas ações da saúde de Andradina, informações dão conta que o CAC passará a funcionar no antigo PAM (UBS III Eduardo Ramalho), na rua Paes Leme, esquina com a rua Goiás, talvez em decisão assertiva, até perdurar a pandemia. A informação foi confirmada pelo secretário de Governo, Ernesto Júnior.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde informou que – ” a Secretaria de Estado da Saúde mantém o compromisso de salvar vidas e garantir a assistência em todas as regiões do Estado. Neste sentido, mantém tratativas com a Santa Casa de Andradina para firmar convênio mensal de R$ 2,1 milhões para auxílio na operacionalização de equipamentos e implantação de 10 novos leitos de UTI, que se somarão aos 35 do tipo já existentes na unidade. Para reforçar ainda mais a assistência, o Governo de SP ativou em março um hospital de campanha no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Andradina, que hoje opera com 10 leitos de enfermaria e 10 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Importante esclarecer que a ativação de novos leitos, bem como medidas mais restritivas tidas como necessárias conforme a realidade local, não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também das Prefeituras e da União” – esclareceu a Secretaria da Saúde estadual, no início da noite desta terça (08/06).
Segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa de Andradina, todos os 20 leitos de UTI existentes no município estão lotados, da mesma forma que os 19 de enfermaria destinados aos pacientes da Covid-19.