Risco de seca extrema leva secretaria de Agricultura a acelerar programa “Campo Acolhedor”

“Simultaneamente, secretaria trabalha ativamente em outros programas igualmente importantes para os produtores rurais”

Assessoria de Comunicação

Apesar da recente mudança para novo e espaçoso prédio, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo não diminuiu o ritmo intenso das suas atividades. Durante a semana passada, os diferentes setores da Pasta deram continuidade a diferentes projetos já em andamento e também receberam representantes dos produtores rurais para discutir melhorias nas políticas públicas de fomento à produção agropecuária.

Na segunda-feira (28), o secretário José Carlos Justi se reuniu com os presidentes das associações dos assentamentos do município e os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O objetivo do encontro é conhecer melhor as necessidades das famílias assentadas e buscar as melhores formas do Poder Público auxiliar no aumento da produção.

Enquanto isso, a equipe técnica de preparo do solo do programa “Campo Acolhedor” mantém o cronograma acelerado, realizando diversos projetos em várias propriedades do município. A equipe reflete o entusiasmo conjunto dos produtores e da própria Administração, e está empenhada no processo. Este empenho é considerado prioridade para o prefeito Paulo Boaventura, que autorizou a criação do programa em caráter preventivo, já que a mais recente previsão divulgada pela Agência Nacional de Água para o segundo semestre deste ano, é de que as regiões Noroeste Paulista e do Triângulo Mineiro enfrentarão seca extrema nos próximos meses.

“Nossa equipe de solo esteve no assentamento Pendengo na semana passada e segue em ritmo acelerado. Nosso objetivo primário é impedir que o gado passe fome por causa desta possível seca, o que comprometeria também a nossa produção leiteira e a renda direta dos produtores. Nossa estratégia é prevenir para não ter que remediar”-  afirmou Boaventura.

OUTROS TRABALHOS

Assim como a Secretaria de Obras se esforça ao máximo para manter a imensa malha viária rural de Castilho em boas condições de trânsito para facilitar o transporte de pessoas e produtos, a Secretaria de Agricultura mantém seu programa de conservação das estradas rurais. Na semana passada, outra equipe destacada por José Carlos Justi finalizava a construção de “caixas secas” às margens de estradas do Assentamento Pendengo. Tais caixas impedem que as águas das chuvas causem erosões nas propriedades rurais.

“caixas secas estão sendo construídas nas propriedades”

Da mesma forma, o trabalho de escavação de tanques para criação de peixes continua sendo realizado de forma ininterrupta pela Secretaria de Agricultura.