RETROSPECTIVA CONAFER: em 2024, o +Genética no Sertão atuou em mais de 500 cidades

Secom CONAFER

Neste ano de 2024, a Confederação mostrou o poder da união de um trabalho dedicado, transformando vidas de agricultores familiares, produtores rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados e acampados no Brasil e no exterior. A série de reportagens de retrospectiva da CONAFER vai mostrar as ações de maior destaque feitas em 2024 e os resultados de sucesso da entidade. Nesta primeira matéria, vamos entender como só neste ano o programa +Genética no Sertão ajudou mais de 500 cidades brasileiras. Este programa pioneiro, desenvolvido pela CONAFER, em parceria com a Alta Genetics, Ala Genetics, Terra Bank e governos municipais, transforma o setor da pecuária por meio da genética mais avançada, atendendo aos rincões mais distantes e carentes de tecnologia no semiárido brasileiro

Atualmente, o programa +Genética no Sertão atende 507 cidades da região nordeste e sudeste do Brasil, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O +Genética no Sertão é uma extensão do renomado +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. A iniciativa surgiu como a expansão deste programa de bio reprodutividade para abranger uma nova área de atuação, com foco na reprodutividade de caprinos e ovinos nas regiões do sertão brasileiro.

A pecuária de caprinos e ovinos no sertão do Brasil é desafiada pelo clima semiárido, com escassez de água e pastagem de baixa qualidade, especialmente durante a seca

A região do semiárido brasileiro enfrenta desafios únicos devido às condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. No entanto, a pecuária agro familiar é uma das principais atividades econômicas na região, desempenhando um papel vital na sustentabilidade de muitas comunidades. O +Genética do Sertão surgiu como uma solução inovadora e transformadora para enfrentar esses desafios.

O programa transformou a vida de milhares de pecuaristas nordestinos. A tecnologia da inseminação artificial atuou no aumento de produção de arrobas por hectare, no rendimento da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar e na resistência a doenças. O melhoramento genético diminuiu o custo e, ao mesmo tempo, aumentou a produção de carne e leite. Durante o ano de 2024, o +Genética no Sertão se revelou como uma verdadeira revolução genética que teve um impacto profundo na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

Em 2024, só na Bahia, foram 119 cidades beneficiadas com este programa de melhoramento genético da ovinocultura e caprinocultura, sendo o estado com mais Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) do +Genética no Sertão. Em seguida, o Piauí foi o segundo estado com mais ACTs, com o total de 84 cidades atendidas pelo +Genética. Já o terceiro estado com mais cidades beneficiadas com este programa foi o Ceará, com 65 Acordos de Cooperação Técnica.

Com apenas um ano de implementação do programa, as inseminações ultrapassaram 1,5 mil animais em todo o Nordeste, reflexo da força e qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores da CONAFER, já que o +Genética no Sertão atua com o mais completo catálogo de reprodutores do mercado genético, produtos com selo de qualidade e raças com alto pedigree. Os primeiros frutos dessa revolução já estão surgindo, com o nascimento de cabritos e cordeiros de alto valor genético. Estes animais, fruto das inseminações realizadas pelo programa, prometem não apenas atender às crescentes demandas do mercado local e nacional com carne e leite de qualidade, mas também aumentar a rentabilidade dos produtores.

Em 2024, com apenas um ano de implementação, o +Genética no Sertão realizou a inseminação de mais de 1,5 mil animais no nordeste e sudeste

Em setembro de 2024, os primeiros registros de nascimentos de borregos de ovinos do +Genética no Sertão ocorreram em Mombaça, no Ceará, e dos cabritos, crias de caprinos, na cidade de Regeneração, no Piauí. Este marco histórico dos primeiros nascimentos do programa confirmou o sucesso da revolução genética do campo. Com a efetivação do programa, a cadeia produtiva da caprinocultura e ovinocultura recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento, especialmente para os pequenos produtores. O impacto do programa é profundo. O semiárido nordestino, historicamente marcado por condições climáticas adversas, escassez de água e dificuldades no acesso a tecnologias avançadas, encontra no +Genética no Sertão um alento. 

Estes cabritos nasceram em Regeneraç”ão, no Piauí, com o apoio do +Genética no Sertão

O +Genética no Sertão segue firme, com cronogramas de inseminação programados para diversos municípios. A expectativa é que, em 2025, a adesão ao programa continue crescendo e que o semiárido nordestino mostre, que além da força e resiliência do seu pequeno produtor, ele também desenvolve produtos de alta qualidade. Os resultados impactantes do +Genética no Sertão são apenas uma parte das conquistas da CONAFER neste ano de 2024. Acompanhe a série de reportagens de retrospectiva da Confederação e descubra os principais avanços, desafios superados e vitórias alcançadas ao longo do ano.