Quase 5400 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Castilho

“Número é equivalente a 25% da população total do município, de acordo com o Censo IBGE atualizado em 2020”

Assessoria de Comunicação

De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria de Saúde e divulgado hoje (27) no 103º Boletim Epidemiológico que acompanha os casos de coronavírus no município, a quantidade de castilhenses que já recebeu as duas doses da vacina contra Covid-19 é muito superior à quantidade total de infectados acumulada em Castilho desde abril do ano passado, que contabiliza 1527 contaminados.

Até agora, 3.698 castilhenses – entre eles os idosos com 62 anos ou mais, profissionais de Saúde, da Educação e Polícia Militar, já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina. A quantidade de cidadãos que já receberam as duas doses da vacina também supera o número total de infectados.

Outra boa notícia é que o número de vacinados com a segunda dose deve aumentar significativamente nesta semana, já que muitos imunizados com a Oxford/AstraZeneca logo no início da campanha, começaram a receber ontem (segunda-feira, 26) a segunda dose deste imunizante (o prazo entre a aplicação de uma dose e outra é de três meses para esta vacina).

A secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli, explica que Castilho recebeu até agora, 5.371 doses da vacina e tem controlado cuidadosamente o cronograma de vacinação para evitar riscos da falta de vacinas para segunda dose, como já aconteceu em alguns municípios brasileiros que desrespeitaram o calendário oficial e acabaram comprometendo a eficácia da campanha. Ainda assim, ela explica que Castilho está antecipando cautelosamente a vacinação que nesta quarta-feira, 28, chegará à faixa etária dos 61 anos.

INTERNAÇÕES

Apesar do sucesso e eficácia da campanha no município, a quantidade de pacientes internados em Castilho e outras cidades continua preocupando as autoridades municipais. Atualmente, são 16 pacientes internados somente em Castilho, sendo que dois deles aguardam a liberação de vagas nas UTIs da região. Além deles, existem 02 castilhenses na UTI de Mirandópolis, 01 na UTI de Andradina e outros 02 em Campo Grande e Três Lagoas/MS, além de 01 na enfermaria de Andradina, totalizando 22 internações.

A enfermeira Naira Janaina de Deus complementou o quadro geral do município acrescentando a informação de que 119 pessoas continuam em isolamento enquanto aguardam a realização dos exames, e outros 60 casos positivos continuam em isolamento domiciliar.