Proprietários rurais podem restaurar áreas através do “Programa Nascentes”, do governo do estado

Assessoria de Comunicação

O programa “Nascentes”, do Governo do Estado de São Paulo, alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 10 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos voluntários de restauração.

“foto/Ilustração”

Um dos objetivos do Programa Nascentes é apoiar proprietários e possuidores rurais, em especial os pequenos, para que realizem, sem custos, a restauração obrigatória de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades. Os restauradores geralmente são empresas com obrigações ambientais a cumprir ou financiadores voluntários, que arcam com os custos dos plantios e sua manutenção até que alcancem os indicadores necessários.

Os proprietários rurais que possuem APP – Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal desprovidas de vegetação e tem interesse em participar do Programa Nascentes e terem essas áreas restauradas, devem Cadastrar a área através do link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/cadastre-areas/ ou na sede da SAMAT – Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, localizada no Anel Viário Sebastião Antônio da Silva, nº 50 – Jardim Alvorada (ao lado do Clube da Terceira Idade).

Para obter mais informações antes de realizar seu cadastro, vá pessoalmente à SAMAT ou entre em contato pelo telefone 3741-1662.