PROJETO ELAS: em Viamão-RS, a primeira edição das mulheres empreendedoras do campo

Secom CONAFER

Em Viamão, no Rio Grande do Sul, de 26 a 29 de julho, foi realizado o lançamento da 1ª edição do Projeto ELAS com cursos, oficinas e palestras, tudo em parceria com o coletivo de trabalho “Diálogos de Resistência”, que atua na região do município gaúcho. Em um país, onde metade das propriedades rurais são comandadas por mulheres, esta importante força produtiva não pode ser colocada em segundo plano. Ao contrário, o empoderamento feminino deve ser promovido no campo. É este exatamente o objetivo do ELAS. Desenvolvido pela SAER, Secretaria de Agricultura e Empreendedorismo Rural, com apoio da SEAGRO, a Secretaria Nacional de Agroecologia, Meio Ambiente e Políticas Agrárias, o projeto é voltado ao fortalecimento da mulher na agricultura e no empreendedorismo rural. Os seus vértices são a sustentabilidade, a inovação, o conhecimento, a tecnologia e o empoderamento feminino no meio agrofamiliar brasileiro

Participantes do curso de culinária “Pães e Massas”

Uma equipe da SAER, formada pelo secretário Paulo Henrique Souza, a assessora e coordenadora do Projeto ELAS, Giovana Meneses, e a assessora dos projetos da CONAFER no Rio Grande do Sul, Aline Vargas, uniu-se aos coordenadores do coletivo de trabalho “Diálogos de Resistência”, Karla Renée, Jorge Carvalho, João Maurício Farias, Adriano Krumm e Zé das Ervas, que há mais de 10 anos trabalham com geração de trabalho e renda à frente de muitos projetos na região do município gaúcho de Viamão.

Da esquerda para direita, Karla Renée, Giovana Meneses e Aline Vargas

A parceria viabilizou o lançamento do Projeto ELAS nos 3 dias de encontro. No primeiro dia, 26 de julho, para o lançamento foi realizada uma palestra de Saúde Mental com a Neuropsicóloga, Nataly Padilha Rodrigues e outra palestra com Karla Renée que falou sobre Economia Solidária. No sábado 27, segundo dia, foi realizado o curso de culinária “Pães e Massas” com Lidiane P. Flores. 

Algumas oficinas realizadas

No terceiro dia, segunda-feira, 29 de julho, tivemos  palestra sobre Plantas Medicinais e Paisagismo com Cristina Bergalo (Nutricionista e Pós Graduanda em Agroecologia pelo IFRS). Na sequência, uma palestra com João Guilhermino Prieto, e por fim ainda tivemos uma aula prática com o especialista Zé das Ervas. Todos os dias foram muito produtivos e participativos. Além das formações as mulheres conversaram, debateram, aprenderam, trocaram ideias, hábitos e habilidades, além de se divertirem muito nesses espaços. Agora, o Projeto ELAS já se prepara para novas frentes, sempre levando o nome da CONAFER e os seus projetos às empreendedoras brasileiras.

Oficina prática com Zé das Ervas

Segundo Giovana Meneses, assessora e coordenadora do Projeto ELAS, “o Elas é fruto de muito esforço, que vem sendo construído há muito tempo. É um projeto que é voltado pra autonomia das mulheres, então é muito importante. Pra que essas mulheres estejam bem organizadas, reunidas, então foi muito lindo realmente ver todas essas mulheres nesses 3 dias aqui de projeto juntas. Mas o projeto continua, as mulheres vão continuar juntas, unidas, e a CONAFER também vai continuar trabalhando para que o projeto possa se expandir, a ideia é que a gente consiga levar ele para outras comunidades, para outras cidades, outros estados, outras regiões também, para outros públicos, e a gente também já está trabalhando para isso, abranger o máximo de mulheres”.

Giovana e Aline, responsáveis pelo projeto

Aline Vargas, assessora dos projetos da CONAFER no Rio Grande do Sul, explica que “o projeto aconteceu, ele está ainda acontecendo, em dois momentos, com pães e massas e horta, paisagismo e plantas medicinais. Tinha-se aquela expectativa. E a expectativa foi superada. O lançamento iria acontecer em maio, estava tudo organizado, camiseta, bolsa, palestras, as oficinas, os oficineiros, e aí veio a chuva. E aí aconteceu toda aquela tragédia no estado. E aí tivemos que cancelar por dois motivos. Um, porque não tinha clima, não tinha clima nenhum de tocar um projeto. Outra, porque era chuva demais, impedindo deslocamentos. E a oficina, principalmente da horta, ela é feita na rua. E outra, porque muitas mulheres estavam na lida, fazendo marmita, acolhendo e separando doação. Então, criou-se essa decisão de dar uma pausa. Mas passado o momento, seguimos com a ideia e confirmamos toda a programação. Todas as mulheres convidadas foram, tivemos um público muito legal e que transformou o lançamento do ELAS em grande sucesso.

Sai mais sobre o Projeto ELAS:

Secretaria Nacional de Agricultura e

Empreendedorismo Rural.

Secretaria Nacional de Agroecologia,

Políticas Agrárias e MeioAmbiente.

(61) 3548-4360

saer@conafer.org.br

sec.agroecologia@conafer.org.br

www.conafer.org.br