Assessoria de Comunicação /Com informações da organização do Sabor de São Paulo
Desde o último dia 6 de abril, o Programa Sabor de São Paulo realiza a Rota Gastronômica Pantanal Paulista e Tietê Vivo, composta pelas regiões turísticas de mesmo nome. O programa promove a valorização da gastronomia e é uma realização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac.
Durante uma semana, um grupo de jornalistas, influenciadores digitais e agentes de turismo visita os municípios de Andradina, Murutinga do Sul e Ilha Solteira, que formam o Pantanal Paulista; e Monções, Zacarias, Birigui, Penápolis, Bilac e Araçatuba, que formam o Tietê Vivo. No trajeto, o grupo visita fazendas, sítios, pesqueiros, queijaria, vinícola, bares e restaurantes, a fim de ver de perto o trabalho de produtores artesanais, além de ter contato com chefs e outros profissionais da área por meio de workshops.
No Sabor de São Paulo, todos os roteiros gastronômicos do Estado estão sendo visitados e sensibilizados ao longo dos meses, revelando os caminhos percorridos por diversos produtos artesanais, do plantio à mesa do consumidor. O programa está em sua segunda temporada, que teve início em setembro de 2024, e, pela segunda vez, vai para o noroeste paulista.
Sobre o programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Setur-SP, em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em diferentes Rotas Gastronômicas distribuídas por regiões do interior e litoral, os caminhos percorridos por diversos alimentos artesanais, do campo à mesa do consumidor.
O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e novembro de 2024 foram percorridas 35 regiões turísticas que integram 11 Rotas Gastronômicas pelo Sabor de São Paulo já visitadas.
Ao todo, 8.060 pessoas participaram dos festivais regionais e 1.405 estiveram presentes em capacitações de produtores, profissionais da gastronomia e do turismo de 301 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.