“período de inscrições vão até 19 de maio no Posto de Atendimento ao Trabalhadores”
José Carlos Bossolan
Desta segunda-feira (08/05), até o dia 19 de maio, das 8h às 11h e das 13 às 16h no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Castilho, estão abertas às inscrições aos interessados em se inscrever no “Programa Cidade Acolhedora”, que prevê pagamento de bolsa no valor de R$ 600,00 mensais, além de Vale Alimentação de R$ 150,00.
Serão destinadas 100 vagas pelo programa, das quais 3% para pessoas portadoras de deficiência, 5% para ex-detentos e outras 5% para moradores de rua. O “Programa Cidade Acolhedora” é destinado para pessoas desempregadas, em situação de vulnerabilidade social, proporcionando ocupação, qualificação profissional, renda e segurança alimentar para pessoas comprovadamente residentes no município de Castilho a 3 anos.
“O projeto tem por objetivo criar o Programa Municipal denominado ”Cidade Acolhedora”, de caráter continuo e assistencial, com o objetivo criar frente de trabalho, auxiliar na inclusão, produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionar ocupação, qualificação profissional, renda e segurança alimentar para pessoas residentes e domiciliados no município de Castilho, através da transferência de renda na modalidade. No ano de 2021 o Programa Frente de Trabalho, foi um grande sucesso e garantiu no período emergencial de desemprego causados pelos efeitos da pandemia de Covid-19, que naquele momento aproximadamente 100 castilhenses recebessem a atenção do Poder Público Municipal. Todavia a situação de desemprego e falta de renda, atingem a ainda quase 10 milhões de brasileiros, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os castilhenses não são exceção. Por conta disso, nossa cidade vive uma realidade de altos índices de desemprego e a necessidade de diversificar a mão de obra, haja vista que o emprego na área industrial no município de Castilho e cidades vizinhas, está cada vez mais escasso, o que em consequência vem promovendo o crescimento das questões sociais que se abatem a vida do trabalhador, sendo certo que, politicas públicas que visam o combate ao desemprego, geração de renda, qualificação profissional e garantia de segurança alimentar, inseridas no programa, irão mitigar os efeitos dessa drástica realidade” – argumentou o prefeito Paulo Boaventura.
A participação no Programa não gera vinculo empregatício ou profissional de qualquer natureza aos bolsistas participantes, sendo meramente de caráter assistencial e de formação profissional. Os selecionados no programa, serão prestadores de serviços para a administração direta ou indireta de Castilho. O cadastramento e escolha dos beneficiários do Programa será através de seleção pública, cuja validade da prestação de serviço será de de 12 meses e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Os critérios do programa foi aprovado pela Câmara de Castilho por unanimidade no dia 13 de março. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 19 de abril.