Primeira morte por subvariante da Ômicron é confirmada em São Paulo

“Ômicron é a variante prevalente nos casos de Covid-19 no Brasil

UOL

As Secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo confirmaram nesta terça-feira (8/11) dois casos da subvariante BQ.1 da Ômicron, variante do coronavírus, na capital paulista. Um dos pacientes morreu no dia 17 de outubro. A vítima é uma mulher de 72 anos, que sofria de diversas comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a doença. Ela ficou internada no Hospital São Paulo de 10 a 17 de outubro. Também enfrentava problemas cardíacos e úlceras infectadas.

Apesar de a internação ter acontecido na capital, ela era moradora da cidade de Diadema, na região metropolitana. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde coletou exames na capital até o início de outubro. O outro caso se deu em um homem de 61 anos, com início de sintomas no dia 7 de outubro. Ele cumpriu isolamento e não teve mais complicações.

No Brasil, o primeiro caso se deu no estado do Amazonas, mas já há registros no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Esta subvariante da ômicron tem sido registrada em muitos casos da Europa e dos Estados Unidos. Ainda não há informações se a BQ.1 é mais letal ou transmissível. As orientações para se evitar o contágio são as mesmas para as outras variantes: manter as mãos higienizadas, uso de máscaras em ambientes de grande circulação de pessoas e pouca circulação de ar e manter a vacinação em dia.

Sobre o último ponto, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse ser fundamental tomar a quarta dose para estar melhor protegido contra as novas variantes e o possível aumento de casos que tem sido previsto. “Tivemos muitos pacientes que deixaram de fazer a 4ª dose e, dessa forma, não estão idealmente protegidos, principalmente em relação às novas variantes. Atualizar a sua condição vacinal é a melhor forma de proteção da covid e de suas variantes”, alertou Gorinchteyn, secretário e médico infectologista..

Com informações de Estadão Conteúdo