“Programa está atendendo aproximadamente 75 famílias com alimentos oriundos dos produtores de quatro assentamentos. Expectativa é atender 150 famílias até o fim deste ano”
Assessoria de Imprensa
PEREIRA BARRETO – A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, prossegue com a distribuição de alimentos dos produtores rurais que integram o Programa de Agricultura Familiar. O Governo Federal compra de cada agricultor familiar um determinado valor em produtos.
A ação faz parte do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, que visa adquirir alimentos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas. Esses alimentos são redistribuídos para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pela Assistência Social do município. O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No fim de Novembro de 2020, o programa atendia 60 famílias, mas já neste mês, o número foi ampliado, chegando a 75 famílias que retiram os alimentos uma vez na semana, nas quartas-feiras, na Secretaria de Agricultura. Essas famílias são selecionadas e acompanhadas pelo CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social do município, através de atendimentos, orientações, visitas domiciliares e participação nas atividades coletivas. A expectativa é de que o número de famílias atendidas pelo programa seja dobrado, passando a ser de 150, segundo informações do Diretor Municipal de Agricultura, Alcides Bortolucci Junior.
Os alimentos que são repassados para as famílias variam de acordo com o período de produção em cada assentamento e englobam verduras, legumes e frutas. Atualmente, quatro assentamentos produzem os alimentos doados: Terra é Vida, Frei Pedro, Olga Benário e Fazenda Esmeralda.