“Programa tem o tema ‘Recompondo os Saberes’ nas escolas de educação básica da rede municipal”
Assessoria de Comunicação
A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto aderiu ao Programa Emergencial de Educação pós-pandemia através de parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Diante do cenário pós-pandêmico, o Sesi-SP se comprometeu a atuar ativamente no auxílio das Redes Públicas de Educação, dos municípios do Estado de São Paulo, para superar os desafios provocados pela pandemia, oferecendo programas de apoio 100% subsidiado, em alinhamento com a Resolução SEDUC n°13, de 9-2-2022, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que trata sobre as aulas e reforço, e metas do Plano Nacional de Educação.
O programa consiste na formação de professores da rede pública para uma atuação personalizada junto aos estudantes, dividido em duas frentes: professores do 1º ao 5º ano, para consolidação da alfabetização; e professores do 6º ao 9º ano, com foco na elevação dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
A adesão da prefeitura acontece a partir da assinatura de contrato de Acordo de Cooperação Técnico-Científica e sem repasse financeiro. Visando a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, o prefeito João de Altayr Domingues fez a adesão. O Sesi-SP, em parceria com a Prefeitura e através da Secretaria Municipal de Educação oferecerá um semestre letivo de atendimento por meio de seus analistas técnicos educacionais.
Ao todo serão 80h de formação com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado às escolas de cidades com até 100 mil habitantes. Além da formação, os professores terão acesso a material didático, fórum de dúvidas, conferências e certificado ao final do programa. As soluções educacionais já testadas e aprovadas na rede Sesi-SP serão adequadas às necessidades e realidades específicas, com o mesmo padrão de qualidade, dentro da própria estrutura das escolas públicas das cidades e do estado.
“Destacamos ainda que nesse contexto, o Sesi-SP atuará como parceiro no desenvolvimento do programa de recomposição dos saberes, não como sistema de ensino da rede, para essa finalidade o município conta com o sistema SIM de ensino.”, reforçou a secretária de Educação, Maria José Carneiro.
Após as tratativas com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, a programação de atividades formativas teve início no último dia 13, e será realizada quinzenalmente durante o primeiro semestre letivo.