Prefeitura de Ilha Solteira vai implantar Protocolo de Atendimento ao Bullying Escolar

Departamento de Comunicação

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento da Juventude, contratou a dra. Cleo Fante, pesquisadora , consultora e especialista em Bullying no Ambiente Escolar, para orientar o município na Construção do Protocolo do Fluxo de Atendimento às demandas voltadas ao Bullying Escolar, Virtual e Social, junto à Secretaria Municipal de Educação.

Na semana passada foi ministrado uma palestra pela dra. Cleo Fante, na Câmara Municipal, para apresentação do tema ao público presente. A palestra abordou assuntos sobre o Programa de políticas públicas voltadas à prevenção e intervenção ao fenômeno Bullying. Na apresentação, foi mostrado os passos e etapas a serem seguidos para a implantação do Protocolo de atendimento ao Bullying Escolar, Virtual e Social.

Segundo o Diretor da Juventude, Fernandes Ferraz o ‘Amareilinho’, responsável pela pasta que está promovendo a implantação do Programa contra o Bulllying no Município, esse tema é de fundamental importância. ‘Esse é um tema muito importante, pois visa proteger e defender crianças e adolescentes, de serem vítimas de uma prática cada dia maior em diversas áreas da sociedade, principalmente no ambiente escolar’, disse o ‘Amarelinho’.

‘Quero aqui agradecer a presença de todos e também fazer um agradecimento especial ao Prefeito Otávio Gomes, por proporcionar esse momento de orientação, formação e aprendizado coletivo para nós profissionais da educação que todos os dias nos reinventamos para oportunizar uma educação de qualidade, com foco na formação integral de nossos alunos’, disse Selênia Witter, diretora Regional de Educação de Andradina.

Estiveram presentes na palestra de apresentação a diretora Regional de Educação de Andradina, Selênia Silvia Witter, membros da equipe de supervisão de ensino municipal e estadual, a equipe de PECs, membros da Unesp, do Instituto Federal SP, da ETEC, representantes de escolas privadas, escola estadual Paulo Grassi Bonilha de Itapura, do CIEBP, Legião Mirim, do Conselho Tutelar, da Rede Protetiva das escolas estaduais de Ilha Solteira e equipe da Escola Estadual Urubupunga.

Comissão intersetorial organizará protocolo contra o bullying

Na Secretaria Municipal de Educação, reuniões já se iniciaram para formação de uma Comissão Intersetorial que vai construir, e implantar, o Protocolo de Atendimento ao Bullying, no ambiente escolar, sob a supervisão da dra. Cleo Fante. A Comissão será composta por profissionais de várias áreas e terá a coordenação do psicólogo Elias Lopes Vieira, que conduzirá as etapas do processo e sua implantação no sistema municipal de ensino.

‘O objetivo é um implantar um sistema de atendimento às crianças e jovens para protegê-las desta violência instaurada, e muitas vezes velada, e é cada vez mais comum, principalmente no ambiente escolar, que é o bullying’, disse Elias Lopes.