Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta quanto à aparição de escorpiões em casa. O animal é venenoso e sua picada pode trazer consequências graves, sobretudos para crianças, idosos e animais domésticos.Para evitar a incidência de escorpiões, a população pode adotar medidas simples, mas bastante eficazes.
É importante evitar acumular lixo e entulho em casa, já que isso pode atrair baratas e insetos, que são os principais alimentos do escorpião. Além disso, também é recomendável manter ralos vedados, colocando telas em tanques e pias. Vedar soleiras de portas e frestas de janela também ajuda a evitar que escorpiões entrem nas casas.
E mais: deve-se evitar deixar roupas de cama em contato com o chão e a parede, para que escorpiões não subam, e é recomendável sacudir roupas e calçados antes de vesti-los.No entanto, caso alguém seja picado por um escorpião, é importante seguir as recomendações. É preciso manter a calma, lavar o local da picada apenas com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente no Hospital Regional de Ilha Solteira.
Outra orientação é avisar a Vigilância Epidemiológica caso alguém encontre um escorpião em casa, por meio do telefone (18) 3743-6042. Com isso, um agente de endemias vai até a residência realizar uma vistoria, e também nas casas vizinhas, pontuando os locais passíveis de surgirem escorpiões e fazendo as devidas orientações.