“A ideia é constituir uma comissão para criação do Plano Municipal de Contingência Contra Afogamento. Paulo Boaventura já confirmou participação de 10 castilhenses em treinamento para Guarda-Vidas”
Assessoria de Comunicação
João Lucas Gâmbaro, que é atuante nas ações de conscientização contra afogamentos, foi recebido pelo prefeito Paulo Boaventura e pelo vice-prefeito Marcos Visual na quinta-feira, 18, para apresentar propostas de grande interesse para o município. Durante o encontro, Gâmbaro – que também é sargento do corpo de bombeiros, instrutor Guarda-Vidas e Orientador de medidas contra afogamento, elencou ao Município propostas viáveis para implantação de medidas de segurança contra afogamento.
Ele também apresentou ao prefeito e vice a proposta de participação de Castilho no programa “Município mais resiliente”, que é oferecido gratuitamente pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA. No bate-papo, Paulo Boaventura solicitou a Gâmbaro a capacitação de 10 pessoas que serão formadas Guarda-Vidas e posteriormente atuarão em Rios, Lagos, Balneários e até mesmo piscinas.
Outro assunto igualmente importante tratado por eles, foi a possível criação de uma comissão que desenvolva um “Plano de Contingência Contra Afogamento”. Em defesa desta proposta, Gâmbaro comentou com o prefeito: “Entre as vantagens [do Plano] se destacam a redução dos afogamentos e mortes na região; o reconhecimento da sociedade e reforço da imagem institucional, além de maior retorno da mídia espontânea devido à atividade nobre a ser desenvolvida”.
De acordo com o ele, cumprindo as medidas de segurança, Castilho pode alcançar o certificado de reconhecimento nacional “MUNICÍPIO+RESILIENTE EM AFOGAMENTO”.
Esses temas ficaram para ser analisados pelo prefeito e sua equipe. Tão logo os estudos sejam finalizados, Gâmbaro será convidado a retornar ao Gabinete para dar continuidade às tratativas. Durante todo o encontro, o convidado, João Lucas Gâmbaro, foi acompanhado pelo Socorrista e também jornalista, Rony Willer, que o apresentou ao chefe do Executivo.