Assessoria de Comunicação
A cidade de Castilho ganhou mais uma benfeitoria na manhã desta terça-feira, 19. Em parceria com o Governo do Estado, o prefeito Paulo Boaventura inaugurou o CozinhAlimento. Trata-se de uma cozinha industrial completa com espaço amplo e adequado para cursos de culinária, capacitações para produção alimentar, treinamentos e outros.
“Temos muitos parceiros como o SEBRAE e o SENAR que vinham ministrar cursos aqui em Castilho e não tinha um local apropriado. Muitas vezes precisávamos usar as cozinhas das escolas. Agora temos uma estrutura pronta e completa para atender essas demandas”, destacou Paulinho. Também presente no evento, Cleisson Oliveira – assessor do deputado Estadual Itamar Borges. Ele trouxe a mensagem do deputado e recordou que essa foi uma conquista do prefeito Paulinho junto a Itamar quando este ocupava o cargo de Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento.
“Quando o Itamar recebeu a missão de implantar o CozinhAlimento no estado de São Paulo, Castilho foi a primeira cidade da região que apareceu na lista do então secretário para receber essa benfeitoria. Então hoje venho aqui trazer o abraço do deputado e parabenizar o município por essa conquista”, destacou Cleisson.
A primeira dama Edileuza Boaventura falou sobre a importância que o programa CozinhAlimento trará especialmente às mulheres do campo e citou as feiras “Castilho Com Elas” ter sido criada com objetivo de alavancar e dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres. “Elas produziam, mas ficavam com a produção ali escondida e ninguém sabia. Já nas feiras, mesmo que elas não vendessem todos os produtos, conseguiam fazer trocas com outras produtoras. Isso é muito bonito”, elogiou Edileuza.
A secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento foi representada pelo servidor público estadual Pedro Duarte Boaventura que atua na CATI, em Andradina. Ele parabenizou a iniciativa do irmão prefeito em sempre ter disposição em buscar o melhor para Castilho. Para a secretária de Agricultura e Turismo, Rejane Flor, os cursos e capacitações que serão ofertadas pelo programa não serão exclusivas às mulheres. Ela considera que o ato de cozinhar, além de dom, também é uma arte, e que há muitos homens que também tem o dom e podem aperfeiçoar a técnica culinária.
Ainda prestigiaram a solenidade os vereadores João Lameu, Daniel Batista, Chicão e Itamar Vieira. Pelo Sindicato Rural estiveram presentes Roberto Teles e a coordenadora de cursos, Solange. Francisco Alexandre Costa (presidente do Conselho Rural), Benedito Alves (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos), foram outros que marcaram presença.
ESTRUTURA
O programa CozinhAlimento funcionará na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, em prédio anexo e adaptado para tal finalidade. Entre os itens que compõe o espaço estão: Geladeira industrial (918 litros), Freezer comercial 2 portas (534L) duas Batedeiras, três Liquidificadores semi Industrial, Fogão semi industrial (6 bocas Queimadores: 3 simples e 3 duplos), Coifa industrial, Fritadeira elétrica (2 cubas), Micro-ondas, Multiprocessador , Espremedor de frutas, Balança digital elétrica, três fornos semiindustrial, cinco Mesa em aço inox, dois Armários industriais, uma TV Smart 40” e 25 Cadeiras universitárias.
Fotos do evento – crédito: Ricardo Peixoto.