Prefeito Paulo Boaventura e secretária de Saúde respondem questionamentos da Câmara Municipal

“pauta tratada foi o investimento feito na Saúde de Castilho para o combate à Covid-19”

Assessoria de Comunicação


Na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito Paulo Boaventura, a secretária de Saúde, Marcia Zoteli e o diretor-administrativo do Hospital José Fortuna, Devanir Pimenta, compareceram à Câmara Municipal, onde foram convocados para uma “sabatina”, afim de prestar esclarecimentos referentes à gastos da Saúde no combate à Covid-19.

Fora os vereadores Sam Borges e Chicão da Ambulância, todos os outros edis, presididos pelo vereador Ailton Pereira de Souza, fizeram questionamentos ao chefe do Executivo e aos responsáveis pela Saúde do Município, Márcia e o popular Deva. O prefeito Paulo Boaventura abriu a convocação, lamentando o cenário da Saúde em âmbito nacional, que acaba refletido de maneira extremamente forte em Castilho.

“Foram mais de 4 mil mortes. É lamentável que a política praticada, tenha sido prejudicial aos brasileiros, e consequentemente ao cidadão castilhense. Hoje, estamos aqui para responder os questionamentos feitos pelos vereadores, mas quero dizer que nós estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para sanar esse problema, mas não depende apenas do poder público, precisamos chamar à responsabilidade o nosso cidadão. Peço que vocês olhem e se compadeçam com situação, e que se, continuarmos tendo aglomerações, festas clandestinas, nossos problemas com a falta de leitos, de insumos ficarão cada vez piores”, disse o prefeito.

A secretária Marcia Zoteli falou a respeito de como tem sido o trabalho desenvolvido pela Pasta em relação a vacinação. “Nós somos informados do dia em que receberemos as doses, mandamos um carro buscar e assim que chega, já iniciamos os preparativos para a aplicação. Antes disso, fazemos a divulgação com a faixa etária, local e horário para que as pessoas possam se deslocar e receber a dose”, destacou a secretária.

Marcia Zoteli ainda respondeu ao vereador Albecyr a respeito da abertura da Farmácia Municipal em horários alternativos, para atender a população. Segundo ela, isso já foi feito em outras gestões, mas a procura nestes horários alternativos, como aos sábados, por exemplo, foi muito baixa. “Mesmo assim, vereador, me comprometo a fazer uma experiência de um mês para avaliarmos. De repente, pelo momento em que estamos, seja mais viável, mas vamos avaliar”, ponderou.

RESUMO
Preparados para responder sobre todos os assuntos envolvendo a Saúde e os investimentos relacionados à Pandemia, o prefeito e a Secretária de Saúde, “responderam de acordo com aquilo que lhes foi perguntado”, como destacou o vereador Tião Japonês. “Faço um apelo e um desabafo. Nossos profissionais de linha de frente estão arriscando suas vidas para que possamos conter o avanço do vírus, mas precisamos de todos, da ajuda de todos, caso contrário, vamos ficar enxugando gelo até não termos mais recursos”, finalizou o Prefeito Paulo Boaventura.

Para ver na íntegra o que foi dito durante toda a sessão extraordinária, acesse o vídeo clicando no link:https://www.youtube.com/watch?v=koxjeVXw7uI&t=522s