Prefeito Mário Celso autoriza pagamento de reajuste de 33,24% no piso dos professores municipais

Assessoria de Comunicação

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes autorizou o reajuste de 33,24% , oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para o piso salarial dos professores da educação básica da rede pública. O valor do piso passará para R$ 3.845,63. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro.

O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais. Em Andradina o reajuste será pago já na folha de pagamento do magistério no mês de fevereiro. Nesta mesma folha também está sendo paga a diferença do piso de 2022 para o piso de 2021 que foi pago na folha de janeiro, uma vez que o aumento só foi autorizado após esse pagamento.

O pagamento da complementação do piso salarial atingiu 181 professores do quadro do magistério com aumento de 33,24%, o número de professores que receberão a complementação passará para 219. De acordo com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, mais de 1,7 milhão professores serão beneficiados pelo reajuste em todo o país.

A secretária de Educação Estela Goda e o secretário da Fazenda, Norival Nunes, que acompanham essas determinações do prefeito, informam que o pagamento dessa complementação do piso salarial não significa que esses profissionais recebam como salário apenas o piso salarial, uma vez que tem plano de carreira através do qual esses 219 professores tem seus salários acrescidos de valores referentes à progressão salarial de 1,5% a cada ano de trabalho, além das progressões por titulação que são gratificações que recebem por curso de graduação especialização, mestrado e doutorado que curso ao longo de suas carreiras.