Prefeito de Cordilheira Alta enaltece parceria com +Pecuária Brasil da CONAFER

“parceria levará inseminação artificial para 23 municípios de Santa Catarina”

José Carlos Bossolan

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS de Santa Catarina (afiliada à Globo), o prefeito de Cordilheira Alta e presidente do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente), Clodoaldo Briancini falou sobre os avanços que o +Pecuária Brasil levará para a região.

“Hoje foi um dia especial para nós, onde tivemos a oportunidade de fazer a assinatura desse convênio, e desde já eu quero dizer que estou muito feliz por poder ser o presidente do CIDEMA, e fazer parte do consórcio que tem o Pró-mercado, o Pró-poços, o Pró-Suasa né. Estamos desenvolvendo agora o plano ambiental que passará tudo aos municípios, a região metropolitana de Chapecó, com a usina de asfalto. E hoje foi a vez do Programa +Pecuária Brasil. São 23 municípios que aderiram junto com a CONAFER e a CONAFER tem um sistema agrupado com a Alta Genetics, que é uma empresa multinacional, e isso vem trazer benefício aí para nossa região, ainda mais na parte genética de toda região oeste de Santa Catarina e esses municípios que fizeram parte deste programa” – comentou Clodoaldo Briancini.

Segundo o presidente do CIDEMA, pelo termo de cooperação, serão destinados para cada município, a prenhez de 600 animais através do programa, sem custo aos produtores – “isso é um custo zero para os municípios, e para os produtores e a  CONAFER também vai disponibilizar os técnicos, e toda equipe técnica para estar desenvolvendo este trabalho lá na propriedade do nosso produtor” – complementou.

Para fazer parte do programa, os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura de cada município para fazer sua inscrição e poder ter acesso ao +Pecuária Brasil. “O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. Neste período, a CONAFER fará a doação de sêmens aos pequenos pecuaristas de estados e municípios, atingindo milhares de produtores em todo o território nacional. Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial. Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho” – comentou o presidente da CONAFER, Carlos Lopes.

Em todo o país, já são mais de 1.500 municípios que aderiam a Termo de Cooperação com a CONAFER, com a destinação de milhões de doses de sêmen e prenhezes de animais de diferentes tipos de raças certificadas pela Alta Genetics. O acordo firmado com os municípios do CIDEMA, aconteceu nesta terça-feira (03/07).