Ponto MIS: Cine Paiaguás exibe o filme “O Povo” gratuitamente

Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, 14 de maio, às 20 horas, o Cine Paiaguás exibe gratuitamente o filme “O Povo”, de classificação 12 anos. Trata-se de uma atração do Ponto MIS de Ilha Solteira, uma realização do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), em parceria com a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, e Fundação Cultural de Ilha Solteira.

Dirigido por Carlos Saquier, “O Povo” é um filme experimental que cria uma experiência sensorial em meio às violências impostas ao povo paraguaio no período ditatorial de Stroessner. Trata-se de um dos poucos filmes feitos durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989) e talvez o mais significativo do cinema paraguaio.

A película foi rodada em comunidades rurais do Paraguai, retratando a vida comum de um povo, muito distante da visão romantizada e nacionalista promovida pelo regime ditatorial, e não foi bem recebida pelas autoridades à época do lançamento – o que levou à suspensão de suas exibições. “O Povo” integra a programação do mês de maio do Ponto MIS de Ilha Solteira, formada por uma seleção de filmes paraguaios todas as quartas-feiras, no Cine Paiaguás. No dia 21, o cartaz será “Em Busca do Tesouro Desaparecido”; e no dia 28, o filme será “Boreal”.